São Sebastião recebe palestra e oficinas de dança para grupos com habilidades mistas

Núcleo Dança Aberta promove evento para democratização da arte a partir desta sexta-feira (21)

A palestra é aberta e para oficina foi preciso se inscrever até dia 18 (Foto: Divulgação)



A cidade de São Sebastião recebe um projeto de democratização da dança, com palestras e oficinas práticas, voltadas para crianças, adultos, idosos e pessoas com deficiência. O evento começa na próxima sexta-feira (21), com uma palestra para 100 pessoas e segue até domingo com oficinas. As atividades são gratuitas e os organizadores oferecem, também, o transporte e a assistência para locomoção visando viabilizar o acesso de pessoas com deficiência, previamente inscritas, ao local das atividades.


O projeto é desenvolvido pelo Núcleo Dança Aberta, que utiliza o método DanceAbility, desenvolvido nos Estados Unidos, na década de 1980 para aprofundar novos modos de olhar e trabalhar com grupos que contenham diversidades física, mental, de formação pessoal e profissional – e os devidos desdobramentos para desenvolver a sociedade como um todo. O projeto tem coordenação pedagógica de Neca Zarvos e coordenação geral de Priscila Jorge.

A palestra tem o objetivo de discutir e repensar a questão da diversidade na arte e o olhar sobre a deficiência na sociedade. As oficinas de DanceAbility tratarão, de forma prática, abordagens sobre o estudo de improvisação, aberto às pessoas que se interessam em explorar o corpo em movimento e as novas possibilidades que o encontro com outros corpos que trazem histórias e experiências diferentes pode trazer.


“Para quem não tem experiência em dança trata-se de um lugar seguro e acolhedor para começar, para quem já dança é uma oportunidade para enriquecer a prática com o desafio que a improvisação em um grupo com habilidades mistas propõe. Cada corpo contribui com sua qualidade particular e todas as qualidades se misturam, dando a todos a chance para a descoberta de novos modos de se mover e perceber”, afirma Neca.


Esta será a primeira vez que o Núcleo Dança Aberta fará uma itinerância levando palestras e oficinas de dança. Antes seus principais projetos ocorriam apenas na cidade de São Paulo. Em 2016, as ações estão circulando em dez cidades do Estado de São Paulo, além de São Sebastião: São Paulo, São José do Rio Preto, Campinas, Leme, Piracicaba, São José dos Campos, Santos, Ribeirão Preto, Barueri. O projeto de itinerância conta conta com o patrocínio da White Martins, através do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

Para a palestra não é necessário cadastro, somente está sujeito a lotação de 100 vagas, já para as oficinais são 30 vagas e é necessário se inscrever pelo site com antecedência.   


DanceAbility


O método DanceAbility trabalha a capacidade de dançar de cada indivíduo a partir de sua própria presença, da escuta ao outro e da dinâmica e atmosfera criada pelo grupo. Fundado em 2007, o Núcleo Dança Aberta desde então promove, com a ajuda de variados parceiros, eventos como workshops e performances ligados ao método no Brasil.


Na Oficina do Núcleo Dança Aberta, pessoas com e sem experiência em dança se encontram para criar juntas e praticar exercícios simples de improvisação, sem movimentos pré-determinados, num ambiente respeitoso, seguro e inspirador.


Agenda


Palestra – 21 de outubro (sexta) – das 20h às 22h
Local: Centro Cultural de São Sebastião “Batuíra”
Endereço: Rua Martins do Val, 99 – São Francisco, São Sebastião – SP


Oficina – 22 e 23 de outubro (sábado e domingo) – das 10h às 13h
Local: Tebar Praia Clube
Endereço: Rua Almirante Nogueira, 2 – Centro, São Sebastião – SP

Mais informações podem ser encontradas no site www.nucleodancaaberta.com ou por e-mail contato@nucleodancaaberta.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *