Quase mil imóveis são autuados por ligação irregular de esgoto em Caraguá

Mutirão da Sabesp inspecionou cerca de três mil imóveis e 554 foram ligados à rede de coleta

Companhia regularizou  554 ligações de esgoto na cidade (Foto: Divulgação)



Quase mil residências de Caraguatatuba foram autuadas por não terem o sistema de esgoto ligado à rede de coleta da Sabesp. Em seis meses a companhia efetuou 2.829 vistorias e expediu 920 autuações, das quais 554 já encontram-se regularizadas. Desse total, 492 imóveis estão conectados à rede e outros 62 solicitaram ligação.


O programa “Tô Ligado na Rede” visa fiscalizar imóveis que ainda não estão conectados às redes de esgotos por meio de mutirões, em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba. A atividade possibilita esclarecer as razões que levaram os moradores a não se conectar com a rede até então. Conforme explica o gerente comercial da Sabesp, Fernando Garcia Lopes, “o trabalho em campo nos possibilita identificar diferentes cenários, como locais sem rede, falta de instalações sanitárias, soleira negativa (quando o terreno está abaixo do nível da rua), tubulação muito funda, indícios de conexão irregular, entre outras”, relatou.


Um dos desafios do programa é o número bastante expressivo de imóveis cujos proprietários não puderam ser contatados. Dos 2.829 imóveis visitados, constatou-se que 733 eram habitados (porém, com moradores ausentes no momento da visita) e os outros 549 de temporada. “Para esses casos, estamos programando com a Vigilância Sanitária visitas em dias e horários alternativos, bem como a expedição de autuações via Correios, com aviso de recebimento”, ressaltou o gerente da Sabesp.


O uso correto da rede coletora de esgoto ajuda a proteger a saúde e o bem-estar da população, além de contribuir para a proteção do meio ambiente e evitra que o esgoto escoe para a água. Para conectar o imóvel à rede, o cliente deve solicitar o serviço pelo telefone 195 ou ir à Agência de Atendimento, que fica na Avenida Arthur Costa Filho nº 131, no Centro de Caraguatatuba. A primeira ligação para imóveis residenciais é gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *