Pescadores recebem treinamento para festas do Camarão e da Tainha

150 trabalhadores prticiparam de aulas sobre manipulação de pescados em Caraguá

Treinamento foi passado pela nutricionista da prefeitura (Foto: Divulgação)



Os pescadores e maricultores de Caraguá participaram do Treinamento de Boas Práticas de Manipulação de Pescados para atuar nas Festas do Camarão e da Tainha. A capacitação ocorreu junto a 150 trabalhadores do município.

O treinamento foi realizado pela nutricionista do Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cresans), Erika Kurosawa, e é quesito obrigatório para participar dos eventos. A ação abordou a exposição dos alimentos prontos para consumo em temperatura controlada; os perigos pelo alto risco de contaminação por bactérias nos pescados; a adequação nas instalações de armazenamento e comercialização do pescado; a importância do controle de saúde dos manipuladores; a higiene pessoal; equipamentos de proteção individual (EPI); higiene do ambiente e o armazenamento correto dos pescados.


Cerca de 150 trabalhadores participaram do treinamento (Foto: Divulgação)


A nutricionista explica que, a finalidade das boas práticas de manipulação de alimentos é melhorar a qualidade nutricional e higiênico-sanitária do produto. “Quem não participou da capacitação não poderá trabalhar nas festas. A Vigilância Sanitária também estará no local para fiscalizar”, disse ela.

O treinamento foi organizado pelas Secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania e Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, além da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *