Exposição de arte nativa celebra o mês do caiçara em Boiçucanga

Mostra vai até 31 de março e conta com canoas, balaios, cestos, tapetes, entre outros

A canoa caiçara é um símbolo da cultura tradicional da região (Foto: Divulgação)



A praia de Boiçucanga, na costa sul de São Sebastião, recebe uma exposição de arte para homenagear o mês em que se comemora o dia do povo caiçara. A mostra vai até 31 de março e conta com peças e artesanatos produzidos pelos nativos, como canoas, passarinhos, balaios, cestos, tapetes, banners com imagens antigas de moradores e também das praias. 


O projeto conta também com a construção de uma parede de pau-a-pique (bambu entrelaçado e barro), típica da construção caiçara, que deve ser erguida por um artesão caiçara no local. A Exposição Cultura Caiçara está no Espaço Cultural do Beira Praia Shopping e os artesanatos expostos poderão ser comprados pelos visitantes. 

Além de lembrar a data, que oficialmente é comemorada no dia 15, o objetivo é alertar turistas e moradores da região para a importância da preservação das tradições e da memória do povo nativo. 


“Nossa ideia é conseguirmos verba para a construção de um museu caiçara. Um local onde possamos perpetuar a memória e a cultura dos caiçaras da região. Quem sabe com essa exposição a gente consiga mais apoio e adesão para essa iniciativa”, explica Tony Penedo, um dos organizadores da mostra.


Segundo ele, a exposição deverá receber alunos de escolas da região e colocá-los em contato não só com os itens expostos, como também com caiçaras que os produzem. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *