Confiança da população na travessia da balsa cai 16%, segundo Ibope

Pesquisa aponta queda de 79% para 63% entre os que confiam no serviço de travessia da Dersa

Moradores reclamam de demora, paradas e más condições (Foto: Divulgação)



Um levantamento realizado pelo Ibope revelou que o nível de confiança dos moradores de Ilhabela em relação ao serviço da balsa caiu em 16%. Na última pesquisa, o número de habitantes que confiavam na operação de travessia da Dersa era de 79%, agora o número diminuiu para 63%. 


Segundo moradores de Ilhabela e de São Sebastião, os principais problemas são a demora no embarque, as paradas por más condições climáticas e a falta de estrutura para os passageiros. Recentemente a Dersa reformou algumas embarcações e colocou assentos para os pedestres, mas, de acordo com os usuários, as estruturas já estão deterioradas.


Acidente


No último dia 9 de novembro, a rampa de madeira que dá acesso à balsa, do lado de São Sebastião, cedeu durante a passagem de um caminhão. O veículo é de Ilhabela e transporta materiais de construção com frequências pela balsa. O fato ocorreu após a pesquisa.


Depois da recuperação da ponte do lado de São Sebastião, a Dersa resolveu reformar também o lado de Ilhabela. Para o período de obras foram estabelecidas novos limites de peso para caminhões de grande porte. As carretas que fazem o transbordo do lixo coletado em Ilhabela e levam para Jambeiro poderão ter no máximo 35 toneladas.Os caminhões de combustíveis poderão carregar até 15 mil litros e os caminhões que trazem materiais de construção terão limite de 20 toneladas.


Segundo a prefeitura de Ilhabela, as medidas são necessárias para manter a segurança na travessia, mas também evitar desabastecimento e acúmulo de lixo na cidade. 


Outros índices de confiança em Ilhabela


O Ibope também analisou a confiança dos cidadãos junto a mais 20 entidades. Os mais bem avaliados são os Bombeiros, com um índice de 95% de aprovação. Os últimos do ranking foram a operadora Vivo e a Câmara dos Vereadores. Em ambos os casos 37% afirmaram não confiar nas entidades.


“Neste estudo houve uma pulverização de citações das áreas mais problemáticas em Ilhabela e cresceram as citações da balsa como um dos principais problemas da cidade. Neste sentido, cai também a confiança na Dersa, bem como a nota de serviço da balsa”, analisa a CEO do Ibope, Márcia Cavalari.


A pesquisa de percepção cidadã foi encomendada pelo Instituto Ilhabela Sustentável e realizada com 406 habitantes de cidade, acima dos 16 anos. As entrevistas englobam questões ambientais, econômicas, políticas e sociais. Para verificar a pesquisa na íntegra, acesse o site: http://www.nossailhamaisbela.org.br/noticias/509.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *