LN celebra Consciência Negra com atrações diversas; Sandra de Sá é destaque em Ilhabela

Região deve receber 70 mil veículos no último feriado prolongado do ano, antes do Natal

Sandra de Sá canta na sexta-feira em Ilhabela (Foto: Divulgação)



O feriado da Consciência Negra será marcado por um vasta programação em todo o Litoral Norte, a partir desta quinta-feira (19). A cantora Sandra de Sá é um dos destaques e se apresenta em Ilhabela na sexta-feira (20), às 22h. No mesmo dia será celebrada a missa afro, às 19h30 e, logo depois, às 21h, acontece a roda de samba com Helinho do Pagode. 


No arquipélago, os shows acontecem na Praça de Evento e Lazer do Galera, na Água Branca, onde o Pastor Anderson Freire abre a programação, na quinta. Já no sábado (21), às 20h, o show será com a Escola de Samba Unidos de Vila Maria, e na sequência, às 22h, o grupo Art Popular sobe ao palco. No domingo (22), às 20h, será realizado o Concurso da Corte Momesca e às 22h serão apresentados os sambas enredos das escolas de samba de Ilhabela. 


Na cidade de Caraguatatuba, a comemoração fica por conta da 19ª edição da festa Kizomba. O evento prevê diversas apresentações culturais e artísticas na Praça Dr. Cândido Motta, no Centro, no sábado (20), a partir de meio-dia. Entre os destaques da programação estão rodas de capoeira, ato ecumênico, maculelê, moçambique, show musical e samba de roda. Também haverá barraca de acarajé, cuscuz, bolo e artesanato.  


Em Ubatuba, o evento “Negro de Todas as Cores” vai acontecer entre os dias 19 e 22 de novembro, no Sobradão do Porto (Praça Anchieta, 38 – Centro). Na quinta-feira, será exibido o documentário “Intolerâncias da Fé”, às 19h15, e começa a exposição  “Afeto”, de Roger Cipó. Na sexta, a programação conta com rodas de capoeira, às 18h e muito samba, a partir das 19h. Além do concurso “A Mais Bela Negra”, às 20h30. Sábado haverá a Feijoada do Benê, às 12h (com convites à venda por 15 reais) e apresentações do grupo Afoxé Ilú Omi Obatalá, às 19h, o jongo de Õ de Casa, às 20h e muito maracatu, a partir das 21h. Além disso, o evento terá rodas de conversa, oficinas temáticas.


Consciência Negra


O Dia da Consciência Negra é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. O feriado faz homenagem ao guerreiro Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, de Alagoas. Em 20 de novembro de 1695, ele foi morto em uma emboscada na Serra Dois Irmãos, em Pernambuco, após liderar uma resistência que libertou muitos escravos. O feriado é adotado em mais de 100 municípios paulistas.


Turismo


Segundo a Concessionária Tamoios a previsão é de um alto índice de visitantes na região para o último feriado prolongado do ano, antes do Natal. Cerca de 70 mil veículos devem trafegar pela rodovia em direção ao Litoral Norte. Na balsa o movimento também deve ser intenso. De acordo com a Dersa, a travessia entre São Sebastião e Ilhabela vai seguir 24 horas por dia, com as seis embarcações em operação bate e volta. A expectativa é que cerca de 30 mil veículos façam a travessia.


movimento deve se intensificar já a partir desta quinta-feira e o pico de descida para o Litoral Norte será na sexta-feira pela manhã. No domingo à tarde e à noite, quando a maioria dos turistas deixa o litoral, o tráfego também será intenso. 



Para aliviar o tráfego, a chamada operação descida terá início na quinta-feira, a partir das 13h, com a implantação de uma faixa adicional, sinalizada por balizadores, para a pista de descida no trecho de Serra (do km 68 ao km 81). A faixa adicional será disponibilizada até as 17h de sexta. Para o retorno do feriado, a pista de subida voltará a ter sua configuração normal no domingo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *