Campeonato de Surf Local chega ao Bonete com previsão de boas ondas

Cerca de 70 atletas das comunidades tradicionais participam da disputa neste final de semana

Disputa começa neste sábado (24) (Foto: Priscila Malara)



O Campeonato de Surf Local da Praia do Bonete acontece neste final de semana (24 e 25 de outubro) e a previsão é de boas ondas. O projeto é voltado para as comunidades tradicionais de Ilhabela e já tem cerca de 70 atletas inscritos, das praias de Castelhanos, Indaiauba e Bonete.


A disputa traz categorias diversas, e deve contar com a participação de crianças, mulheres e adultos. As modalidades são Petit (até 10 anos), Estreante (até 12 anos), Iniciante (até 14 anos), Sub 23 anos, Open, Master (acima de 35 anos), Body Board Masculino, Body Board Feminino, Feminino Surf. Além disso haverá a Expression Session, uma queda de meia hora com todos os participantes de uma vez e quem fizer a melhor manobra, leva o título.


Para definir os ganhadores, haverá uma comissão técnica profissional, com quatro jurados, integrantes da Federação Paulista de Surfe. Além de um narrador que deve acompanhar cada onda dos surfistas, do palanque que foi montado na praia. O evento conta também com diversas premiações para os campeões e muita surf music para embalar as manobras.


Segundo os organizadores, o objetivo do campeonato é estimular a profissionalização do esporte entre as comunidades locais. Para eles, a disputa deve apresentar um alto nível de surfe, já que todos os participantes praticam o esporte desde crianças. 


“O pessoal das comunidades surfam demais. Nesses locais todos praticamente já nascem surfando, pois o mar é o quintal deles. Vamos poder ver um show de talentos na água. Além disso, o campeonato está agitando as comunidades e trazendo surfistas que não praticavam há tempos de volta para o mar”, conta André Queiroz, presidente da Associação Bonete Sempre.


O evento é organizado pela Associação Bonete Sempre e conta com patrocínio da Volcom, Chillstrong, HB, Evos, Wet Dreams, Casa Surf, Flecha, Environ, Emirados Esfiharia, Pousada Canto Bravo, Pousada Pôr do Sol, Pousada Katmandu, Colltex, Ótica São Sebastião, Pano de Fundo, De La Gata, R Surfboards e MSD Surfboards. O apoio é do Instituto Bonete, Clube de Surfe de Ilhabela, Convention Bureau Ilhabela e Projeto Sonhar. Os interessados em apoiar o campeonato, ainda podem enviar proposta para bonetesempre@gmail.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *