Comunidade da Serraria celebra tradicional festa do padroeiro neste sábado (8)

Evento que acontece desde 1740 deve reforçar tradições e atrair turistas 
Praia da Serraria é uma das mais belas e preservadas da ilha (Foto: NI)



Por Daniela Malara Rossi


A comunidade caiçara da Praia da Serraria, localizada na região leste de Ilhabela, realiza mais uma edição de sua tradicional festa em homenagem a seu padroeiro, neste sábado (8). A celebração à Bom Jesus do Iguape traz manifestações culturais dos caiçaras e atrai visitantes que querem conhecer uma das paisagens mais belas e preservadas do arquipélago. A festa conta com a ucharia, o tradicional almoço coletivo da comunidade e também a tradicional fogueira e o baile musical, este ano com o grupo Raízes de Ilhabela.


De acordo com o historiador Adriano Leite, especialista no folclore ilhabelense, essa é uma das manifestações culturais mais antigas do município. “A festa do Bom Jesus, em Ilhabela, ocorreu, pela primeira vez na praia da Serraria, por volta de 1740, denotando um profundo sentido religioso. Antigamente, os caiçaras da Praia da Serraria abriam a festividade com uma procissão onde o “feres” carrega até a praia a bandeira do Bom Jesus, juntamente com a comunidade local, onde ocorre o seu hasteamento, acompanhados por um coro evocando a oração do santo. As mulheres da companhia do Bom Jesus, denominados “capeloas”, eram responsáveis pela reza tradicional cantada, inicialmente, num latim que sofreu alterações sócio- linguística pela tradição oral, em novena”, afirmou.


A programação este ano começa às 9h, com a celebração da missa e a procissão; às 13h, a ucharia; às 19h, reza tradicional e às 20h, Folia de Bom Jesus com apresentação musical na praia. O evento tem apoio da Prefeitura de Ilhabela, que por meio da Secretaria da Cultura, financia o barco para transporte do padre e os shows musicais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *