Programa de férias leva visitantes à praias e observação de animais em tanques

Centro de Biologia Marinha abre para visitação nas férias de julho

Interessados fazem excursão na praia (Foto: Divulgação)

Um programa diferente para as férias de julho é conhecer o Centro de Biologia Marinha (CEBIMar) da Universidade de São Paulo (USP), sediado em São Sebastião, e aprender um pouco mais sobre os segredos dos oceanos, seus animais e plantas. 

Os interessados poderão participar de visitas monitoradas que compreendem excursão à praia e observação de animais vivos expostos em tanques. Os visitantes também recebem informações sobre os organismos e os ecossistemas em que vivem e ainda podem tocar algumas espécies.
Para se aventurar na descoberta desse mundo especial, basta agendar a visita monitorada que pode ser individual ou para grupos sem limite de idade. As inscrições são gratuitas e os interessados podem escolher as datas e horários disponíveis no site do CEBIMar. O objetivo principal é compartilhar o conhecimento gerado e armazenado na universidade com o público.
O passeio inclui excursão à praia e costões rochosos com aspectos ecológicos dos ambientes marinhos e os impactos que vêm sofrendo, observação de pequenos organismos marinhos, além de visita à área de tanques com água do mar onde é possível observar mais de perto e tocar alguns organismos marinhos vivos para descobrir mais sobre essas espécies.
As visitações acontecem de segunda à sexta-feira, exceto feriados, normalmente a partir das 9h ou das 13h com duração de duas a três horas. Para se inscrever individualmente, basta escolher uma das visitas pré-agendadas e preencher seus dados. Essa modalidade de inscrição é oferecida nos meses da temporada, de janeiro, fevereiro e julho. 

(Foto: Divulgação)
Para grupos com, no mínimo de 10 pessoas, basta solicitar o agendamento de uma visita preenchendo o formulário disponível no site. A confirmação do agendamento será feita após a averiguação de disponibilidade de data e horário. Turmas com mais de 20 pessoas devem ser divididas e a visitação pode ser feita no mesmo dia, mas em horários diferentes para cada grupo. O serviço de monitoramento aos visitantes é gratuito e o CEBIMar possui estacionamento.
As atividades, sobretudo na praia e costões rochosos, dependem das condições do tempo e da maré podendo ser canceladas, sem aviso prévio, no caso de tempestades ou mar revolto. O Centro de Biologia Marinha está inserido em uma unidade de conservação estadual (Área de Relevante Interesse Ecológico de São Sebastião) e toda a área sob proteção do entorno, como praias, costões e matas contíguas, é destinada, exclusivamente, à pesquisa sendo proibidas a pesca, caça e a coleta de animais e vegetais.
Para o passeio, é ideal usar roupas leves e calçados adequados para caminhada. É importante o uso de repelente, principalmente em dias mais quentes e chuvosos, protetor solar, bonés, óculos escuros nos dias ensolarados. E, é claro, não esquecer a máquina fotográfica para registrar todos os momentos.

Serviço: O CEBIMar fica na Rodovia Manoel Hypólito do Rego, km 131,5 – Praia do Cabelo Gordo, região central da cidade. Informações: (12) 3862-8434 ou 3862 8433 (Luciano Abel) e 3862-8401 (Simone Galante) ou nos  e-mails: ldsa@usp.br ou  academicacbm@usp.br



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *