Festivais do Camarão tem comida, musica e cultura caiçara em 3 cidades da região

São Sebastião terá a primeira edição do evento neste final de semana, seguida por Caraguá e Ilhabela

(Foto: JC Curtis/Fundacc)

Três cidades do Litoral Norte promovem Festivais do Camarão nos próximos dias. A primeira festa ocorre em São Sebastião neste final de semana, de sexta (3) a domingo (5), no bairro São Francisco, na região central. O segundo evento será em Caraguatatuba, de 15 a 19 deste mês, na Praça da Cultura, antiga Praça de Eventos, no Centro. Já Ilhabela terá a festividade de 15 a 30 de agosto, mas já divulgou a programação musical.


Em São Sebastião é a primeira edição do evento e a prefeitura visa que se torne tradicional no calendário da cidade e marque lugar a gastronomia da região. Neste final de semana o festival será em frente ao convento de Nossa Senhora do Amparo.

Serão 10 barracas que irão comercializar receitas variadas feitas com camarão, além de bebidas, doces, alguns outros frutos do mar e artesanatos. Também haverá shows musicais, com uma banda diferente por dia.

As barracas serão administradas pelas seguintes entidades/pessoas: Colônia Z-14, Cooperativa de Pesca, Pedro (O Marimbá), Cristina & Célia, Nilton (Pequeno), Leandra, Cesar e Eliana (doces), além daquelas que venderão artesanato caiçara (como conchas, caixeta e cerâmica), camarão fresco (Xoxó) e bebidas.

Quem for prestigiar o evento poderá experimentar o camarão de diversas formas como pastel, torta, pizza, caldinho, na moranga, bobó, porção de camarão, empada, tempurá, casquinha, entre outras.

 Caraguatatuba

(Foto: Divulgação)

Já em Caraguá, o Festival do Camarão começa no dia 15 de julho e já é a 18ª edição do evento. Além da gastronomia a base do crustáceo, a cidade terá uma programação cultural. 

O festival começa na quarta-feira, às 19h, com a Banda Municipal Carlos Gomes e o Água Viva Coral. Na quinta-feira, às 21h, será a apresentação de Anderson Coelho, na sexta, às 20h, tem a dupla Taty e Vitor, e às 22h, Guayi canta o Mar. No sábado a programação começa mais cedo, às 13h, com Helô Figueiredo, seguida por Giselle Maria, às 20h, e Caraguá Jazz Sinfônica e Mara Amaral, às 22h.

De quinta-feira a domingo, das 10h às 24h, além da programação musical, o público poderá conferir também, diversas atrações como a Casa Caiçara, que oferecerá café de garapa feito no fogão a lenha e xarope de Caraguatá; Casa da Farinha, com exposição de todo maquinário utilizado para a feitura da tradicional farinha de mandioca; cunhagem de canoa no tronco do Guapuruvu e a produção da rede de pesca; tenda do Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, com a exposição fotográfica “Memória” e a audiovisual “Recontando Caraguá”, com depoimentos de antigos moradores sobre a vida caiçara e publicações literárias; e a Tenda das Artes, com artesanato identitário de Caraguá, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba para apreciação e comercialização.

No domingo, às 10h, o festival promoverá a Corrida de Canoa Caiçara em frente à Praça da Cultura. Mais que entretenimento para as famílias pesqueiras, a corrida é uma forma de resgatar e manter a tradição. As inscrições devem ser realizadas a partir das 9h. A novidade desta edição, é que também no domingo, a partir das 12h, integrando a programação do evento, será promovido o 4º Festival de Música Raiz de Caraguatatuba.

O Festival do Camarão é uma realização da prefeitura, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), em parceria com a Associação de Pescadores da Praia do Camaroeiro. Mais informações: (12) 3897.5661 ou www.fundacc.com.br.

Ilhabela

Em Ilhabela o evento é em agosto, mas já conta com programação definida. O 20° Festival do Camarão terá jazz e blues entre os estilos musicais dos oito shows. No ano passado, 37 restaurantes participaram do Festival e 23 deles estiveram no “Boteco do Camarão”, uma praça de alimentação na Vila, onde são servidos petiscos á base do crustáceo.

Nos dois finais de semana do “Boteco”, no mês de agosto, período de baixa temporada, a rede hoteleira teve uma taxa de ocupação superior a 85%. Segundo os organizadores, a expectativa é de um aumento no número de estabelecimentos participantes e também um maior movimento na cidade este ano.

No dia 15 de agosto, o evento será aberto com apresentação de André Christovam e no dia 16 com a banda Trinca Acústica. A programação retoma no próximo final de semana com Tritono Blues, no dia 21, Bocato, 22, e Sidmar Vieira, 23. Já no dia 28 quem sobe ao palco é Filó Machado, seguida de Faísca, 29, e Caviars Blue Bands, 30.

A festa é realizada pela Associação Comercial em parceria com a Prefeitura de Ilhabela.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *