Desemprego cai 9% em Ilhabela, segundo pesquisa do Ibope

77% da população afirma que todos em casa têm trabalho

(Imagem: Divulgação)



Por Daniela Malara Rossi

Pesquisa realizada pelo Ibope indica que o número de desempregados caiu na cidade de Ilhabela, com relação a 2012. No estudo de percepção cidadã, 77% dos entrevistados declararam que ninguém em casa está sem trabalho. O número é 9% maior em relação a ùltima pesquisa, quando 68% dos moradores da cidade disseram que ninguém estava desempregado.

Quando a pergunta foi sobre os aspectos mais importante para aumentar a qualidade de vida da população, 24% atribuiu a questão do emprego como fator principal. O número é 20% menor em relação a análise anterior, quando 44% dos moradores apontaram a criação de empregos como ponto fundamental para melhoria da qualidade de vida da população de Ilhabela.

De acordo com análise da CEO do Ibope, Márcia Cavallari, a proporção de desemprego dimuiu de 1/3 para quase 1/4. O destaque ficou entre as mulheres, que estão mais ativas no mercado de trabalho, e entre famílias com renda de até dois salários mínimos.


“O desemprego em Ilhabela deixou de figurar entre os principais problemas apontados pelos entrevistados, atingindo o menor índice da série de pesquisas realizadas no município”, afirmou Márcia.


Já o prefeito da cidade, Antônio Colucci, afirmou que a administração tem gerado cerca de 500 empregos entre os jovens por ano.


O estudo do Ibope é realizado para acompanhar aspectos sociais, ambientais e políticos por meio de entrevistas domiciliares e pessoais. A pesquisa é encomendada a cada dois anos pelo Instituto Ilhabela Sustentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *