Ilhabela será tema do enredo da Vila Maria no Carnaval 2016

‘Vamos levar o nome da ilha para o mundo inteiro’, afirma o presidente da escola de samba

Carnavalescos se preparam para 2016, na Vila Maria (Foto: NI)

Por Daniela Malara Rossi


A escola de samba Unidos de Vila Maria escolheu a cidade de Ilhabela como tema de seu enredo para o Carnaval 2016. A parceria foi oficializada, na última semana, junto às secretarias municipais de cultura e de turismo. O projeto vai incluir histórias e mistérios do arquipélago ao desfile do próximo ano e deverá alcançar audiência internacional.


“Vamos levar o nome de  Ilhabela para o mundo inteiro”, afirmou o presidente da Vila Maria, Adilson José de Souza. Ele contou que um dos diretores da entidade é casado com uma caiçara e, assim, surgiu a ideia do tema. “A proposta foi muito bem vinda dentro da escola devido à complexidade natural e cultural da cidade. É essa riqueza que queremos mostrar na avenida”, disse.


O projeto para o carnaval 2016 está 60% concluído. As pesquisas já foram finalizadas após diversas viagens dos carnavalescos ao arquipélago e, agora, a escola está em fase de definição do samba enredo. Os compositores têm 40 dias para entregar as propostas para que seja escolhida a música que embalará os foliões no Anhembi. O desfile deve unir as histórias do escravos que aportaram na ilha, dos piratas que esconderam seus tesouros, a natureza exuberante, as religiões, os sincretismos, as tradições, os segredos e as superstições locais.


A Vila Maria é uma das escolas mais antigas da cidade de São Paulo. Foi fundada em 1957, na zona norte do município, e está em busca de seu primeiro título. A entidade também é referência em projetos sociais e atende mais de 500 crianças carentes da comunidade. Dentro do galpão onde acontecem os ensaios há, também, atendimento odontológico, fisioterapia, aulas de música e oficinas culturais, entre outras ações.


“Nosso trabalho é baseado na responsabilidade, pois o Carnaval é uma das manifestações mais populares e importantes do Brasil. Aproveitamos essa exposição sempre da melhor maneira e estamos apostando muito no sucesso deste enredo”, finaliza Adilson.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *