Após feriado, Litoral Norte segue com índice positivo de praias limpas

Apenas a cidade de Ilhabela está com bandeiras vermelhas, nas praias do Itaguaçu e Itaquanduba

Praias seguem com índice positivo (Foto: Jorge Mesquita/Divulgação)



Por Daniela Malara Rossi


O número de praias consideradas próprias para banho no Litoral Norte continua positivo, após o feriado do Dia do Trabalho. Apenas a cidade de Ilhabela está com bandeiras vermelhas nas praias do Itaguaçu e Itaquanduba, onde foi encontrado um alto índice de bactérias fecais, com uma densidade de enterococos acima do padrão estabelecido pela legislação. Os municípios de Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba seguem com todas as praias limpas.


A qualidade das praias voltou a ter indicativos positivos, com o final da alta temporada, quando o número de bandeiras vermelhas chegou a 34 na região, durante o mês de fevereiro. As informações são da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), que realiza coletas todos os domingos e analisa diversos fatores relacionados à qualidade das águas. 

De acordo com a Cetesb, o número elevado de pessoas que se encontram no litoral durante o verão e a época de chuvas são os principais fatores que geram a falta de balneabilidade das praias. O número de turistas chega a um milhão durante a alta temporada.


Já os ambientalistas, acreditam que a causa está atrelada às más condições de saneamento básico da região. As praias que estão consideradas impróprias em Ilhabela, segundo o levantamento desta semana, abrigam o emissário submarino da cidade, por onde o esgoto é enviado ao mar, após filtragem e cloração dos detritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *