Estátua viva que homenageia pescador completa 10 anos em São Sebastião

Quem passa pelas ruas de São Sebastião provavelmente já viu a estátua viva que representa o pescador tradicional caiçara em algum ponto da cidade. O artista responsável pela performance, Henrique Cardim, de 37 anos, já é conhecido pela força e precisão do personagem e neste mês de janeiro, comemora 10 anos de sua apresentação.

Para celebrar a data, a perfomance “Caiçara: o homem do mar”, que traz o artista com apetrechos de pesca e canoa, vai acontecer durante todo o mês na Rua da Praia, um dos principais pontos turísticos da cidade. As apresentações acontecem em frente a Casa da Cultura (antiga Setur), a partir das 19h, de quarta a sexta-feira. A exposição comemorativa conta com apoio da Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião Deodato Sant’Anna (Fundass).

Segundo o artista, poder utilizar a arte para evidenciar o trabalho dos pescadores caiçara é emocionante. “Não é simples sair com a embarcação para enfrentar o mar e trazer o sustento para casa. É de grande beleza, mas não é fácil a vida de quem vive a beira mar nos modos mais tradicionais. Fico muito feliz e honrado de poder mostrar que aqui existe a história de um povo que tem grande sabedoria”, afirma Cardim.

Cardim conta também que em todos os verões, desde 2009, apresenta a performance em São Sebastião e Ilhabela e que em alguns anos teve que enfrentar alguns movimentos de proibição de arte de rua, mas que o apoio da comunidade foi fundamental para continuar com a ação cultural. “Sinto o carinho das pessoas que param para observar o trabalho, muitas tiram fotos e interagem. Este retorno é muito importante para ter a força necessária para continuar”, completa.

O artista Henrique Cardim é diretor artístico da Cia. O Castelo das Artes, fundada em 2004 e que desde 2006 realiza trabalhos de valorização e difusão da cultura caiçara, por meio de contações de histórias, peças de teatro, instalações artísticas, entre outros. Em 2017, a Cia. recebeu da Câmara Municipal de São Sebastião a Moção de Aplausos e Reconhecimento por serviços prestados à população sebastianense e desde 2016 recebe orientações artísticas do Programa de Qualificação em Artes – Projeto Ademar Guerra, da Secretaria do Estado da Cultura/Poiesis. E possível conhecer mais o trabalho da Cia pelo Facebook.com/oCasteloDasArtes e pelo sitewww.ocastelodasartes.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *