Com a chegada do verão, Sabesp promete aumento da oferta de água

Encontrar as torneiras sem água já é um fato comum no litoral paulista durante a alta temporada. Muitos moradores reclamam e turistas acabam voltando mais cedo para casa, mas para o verão 2019 a Sabesp promete aumentar a oferta de abastecimennto.

Segundo a companhia, foram investidos R$ 33,8 milhões em ações e obras ao longo de 2018 com objetivo de garantir o fim do problema nas cidades de Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba. A população do Litoral Norte salta de 350 mil para mais de 2 milhões de pessoas durante a temporada. Apenas no feriado de Réveillon são esperados aproximadamente 1,4 milhão de turistas.

Em Ubatuba, a Sabesp inaugurou em outubro uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA), no bairro Maranduba, com capacidade de produzir até 150 litros por segundo, ampliando para 93% a cobertura de rede disponível. Com investimento de R$ 20 milhões, o sistema pode beneficiar 60 mil pessoas. O município também conta com equipamento para bombear água bruta para reforçar o sistema de tratamento de água do Itamambuca durante a temporada.

A cidade de Caraguatatuba recebeu a instalação de equipamento que melhora a vazão do tratamento de água na Estação de Tratamento de Água (ETA) Massaguaçu, além de reforçada a distribuição de água para os bairros Morro do Algodão e Pontal Santa Marina, entre outras ações.

Já São Sebastião foi beneficiada com o desassoreamento nas áreas de todos os sistemas de captação de água, a limpeza preventiva das 45 estações elevatórias de esgoto do município e o assentamento de novo coletor tronco na praia de São Francisco.

Em Ilhabela, houve melhoria na distribuição do bairro Coacaia. Além das obras, a Sabesp deve ampliar o atendimento à população da região, com 240 funcionários em regime de plantão.

O atendimento a casos de emergência devem ser informados pela Central de Atendimento Telefônico, que funciona gratuitamente 24 horas pelos números 195 ou 0800 055 0195, ou ainda via agência virtual no site da companhia (www.sabesp.com.br).

Dicas para evitar falta de água

– Informe-se se a fatura de água está com o pagamento em dia;

– Ao entrar no imóvel, verifique se o registro se encontra aberto;

– Grande vilão no desperdício de água de uma residência, o banheiro representa 63% de toda água consumida. O chuveiro e a bacia sanitária, juntos, representam 57% do consumido. Para isso existem equipamentos, como a bacia com caixa acoplada, que reduz a utilização de água na descarga. Também é possível colocar um restritor de vazão no chuveiro e na torneira, que contribui para economia da água utilizada.

– Para os moradores, o monitoramento periódico do registro de consumo possibilita identificar rapidamente um aumento causado por vazamento interno, sem ser preciso esperar a próxima conta. A ação corretiva pode ser adotada rapidamente, evitando desperdício. Quando uma alta do consumo é identificada pela Sabesp, na fatura do imóvel vai impressa uma mensagem que indica a importância de verificação das instalações hidráulicas internas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *