Após chuvas, Caraguatatuba limpa praias para receber 120 mil turistas

A cidade de Caraguatatuba aguarda a chegada de mais de 120 mil turistas para os feriados da Proclamação da República (15/) e da Consciência Negra (20). A Prefeitura realiza operações para completar a limpeza da cidade após as diversas ocorrências devido as chuvas intensas. Um deles é a retirada dos resíduos depositados nas praias, trazidos pela correnteza dos rios.

Nos bairros Martin de Sá, Casa Branca e Olaria, a Sesep está fazendo a lavagem de diversas ruas que ficaram enlameadas por causa dos deslizamentos de terra. Usando retroescavadeiras e caminhões trucados, foram retirados os excessos de barro e depois as ruas foram lavadas com o apoio de um caminhão pipa. As regiões do Rio Guaximduba e arredores do Centro Universitário Módulo também receberam o serviço.

No bairro Caputera, onde houve inundação, a operação de rescaldo tratou de fazer a retirada de materiais descartados pelos moradores. As ruas também foram limpas. Um total de 50 funcionários da Sesep, dividos em 3 equipes, os serviços nos Bairros.

Não chove no Litoral Norte desde sexta-feira (9), mas a previsão é de chuva para o feriado, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os meteorologistas indicam fortes pancadas a partir da tarde e temperaturas de 21° a 31°.

Praias

Foi finalizada nesse fim de semana a limpeza de toda a orla da praia desde a Martin de Sá até o Porto Novo, retirando os resíduos acumulados levados pela força correnteza do córregos e rios que desembocam no mar. O volume de água de todo o sistema hídrico aumentou, arrastando toda a vegetação de suas margens, levando tudo para as praias.

Mais de 400 toneladas de resíduos foram retirados,  entre galhos de árvores e folhagens, até pneus, garrafas pet e até restos de móveis como armários e sofás. A força tarefa contou com mais de 60 funcionários, uma máquina Patrol amontoando todo o material e uma pá carregadeira para colocar os resíduos nos caminhões trucados. O material foi depositado na Área de Transbordo e Triagem (ATT).

Na região Norte as praias Tabatinga, Massaguaçu e Cocanha também receberam o serviço de limpeza e a praia da Mococa está programada para receber as ações antes do feriado.

Música

A programação musical do feriadão vai ficar por conta do evento Conexão Caiçara. Em ambiente coberto, os shows acontecem na praça da Cultura com apresentações de bandas locais para todo tipo de gosto, com opções que vão desde rock à moda de viola. As atrações começam nesta quinta-feira (15), com pop/rock a partir das 20h, com a Banda Conexão Central e às 21h30, com a Banda Resilien.

As apresentações continuam na sexta-feira (16) com pagode e samba das bandas Simplicidade SA, às 20h, e o Grupo Coincidência logo em seguida, às 21h30. No sábado (17) as atrações serão com o forró das bandas Revolusom, às 20h, e Saquaritá e Thiago Ferrarezi, às 21h30.

Domingo (18) é dia de sertanejo com Edson Alexandre, às 20h, e Wany Oliver e banda, em seguida, às 21h30. O evento encerra na segunda-feira (20), com moda de viola da Orquestra Estrela de Ouro e com o forró da Tribo Caiçara às 21h30.

Tamoios

A rodovia dos Tamoios foi liberada no último domingo (11), após quatro dias de bloqueio por conta de mais de 20 pontos de de deslizamentos de terra e quedas de árvores e postes de luz. Devido aos últimos acontecimentos, o trecho de Serra não conta com sistema de iluminação e as equipes trabalham para manter a segurança dos usuários por meio do monitoramento do tráfego e das condições climáticas da região.

Apesar das ressalvas, a Concessionária Tamoios espera que cerca de 187 mil veículos trafeguem pela rodovia durante o feriado. A operação especial terá início na quarta-feira (14), a partir das 13h, quando deverá ser implantada uma faixa adicional na pista de descida do trecho de Serra (do km 68 ao km 81). Esta faixa estará disponível até as 17h de quinta (15). Para o retorno do feriado, no domingo (18) e terça (20), a pista de subida voltará a ter sua configuração normal, com duas faixas de rolamento, ficando a pista de descida com uma faixa.

Horários de pico

Início do feriado (fluxo de veículos sentido Litoral)
Quarta-feira (14/11) – das 14h às 20h
Quinta-feira (15/11) – das 06h às 14h

Retorno do feriado (fluxo de veículos sentido Vale do Paraíba)
Domingo (18/11) – das 12h às 22h
Terça-feira (20/11) – das 12h às 22h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *