São Sebastião ganha 1° lugar em prêmio nacional de saúde bucal

Cidade vai ganhar um consultório odontológico completo em reconhecimento ao trabalho desenvolvido

Cidade tem 22 bases de atendimento odontológico (Foto: PMSS/ Divulgação)


São Sebastião se classificou em primeiro lugar no Prêmio Nacional CFO (Conselho Federal de Odontologia) de Saúde Bucal entre os municípios que possuem 50.001 a 300 mil habitantes. O resultado é referente ao trabalho desenvolvido em 2017.

A cidade – que já havia sido escolhida como a melhor Odontologia Pública do Estado de São Paulo – receberá um consultório odontológico completo em reconhecimento ao trabalho desenvolvido e resultados objetivos. Os demais classificados receberão troféus e certificados.

“O prêmio é uma forma do CFO reconhecer e agraciar os municípios que dão a devida importância à saúde bucal, que é primordial para alcançarmos no país um nível de atendimento de saúde pleno ao cidadão brasileiro. Não se faz saúde de qualidade sem a presença dos cirurgiões-dentistas. Os municípios que participaram, os classificados e os vencedores são exemplos de boas práticas e elas precisam ser devidamente reconhecidas”, declarou o presidente do CFO, Juliano do Vale.

A data da cerimônia de entrega do prêmio deve ser anunciada em breve pelo conselho. 

Odontologia Pública

O município de São Sebastião conta hoje com 22 unidades de Posto de Saúde da Família (PSF) e quatro de Urgência e Pronto Atendimento, além de dois Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e três equipes de prevenção. Além disso, a cidade inaugurou recentemente o Departamento de Saúde Bucal, que possibilitou todo esse processo de reorganização do serviço em coordenações, supervisões e administrativos.

De acordo com o diretor de Odontologia de São Sebastião, Daniel De Capitani, esse prêmio avalia toda a questão administrativa, política e técnica em todos os níveis, como índices norteadores de saúde bucal, fluoretaçao da água de abastecimento, desprecarização dos vínculos empregatícios, financiamentos em saúde bucal, abrangência populacional, prevenção, promoção e vigilância em saúde, entre outros.

O Prêmio

O prêmio, que foi instituído em 2005 pelo CFO, é concedido às cidades brasileiras que se destacam no atendimento odontológico, obedecendo alguns critérios. São selecionados os municípios que, por exemplo, mantenham o maior número de equipes de saúde bucal no Programa Saúde da Família, possuam Centros de Especialidades Odontológicas e menor índice epidemiológico em crianças com idade escolar, entre outros. 

Premiados

Municípios até 50.000 habitantes

1º – Naviraí (MS)
2º – Ibiporã (PR)
3º – Porto Real (RJ)
4º – Alhandra (PB)
5º – Três Passos (RS)

Municípios de 50.001 a 300.000 habitantes

1º – São Sebastião (SP)
2º – Cascavel (PR)
3º – Resende (RJ)
4º – Chapecó (SC)
5º – Sorriso (MT)

Municípios acima de 300.001 habitantes

1º – Curitiba (PR)
2º – Diadema (SP)
3º – Florianópolis (SC)
4º – Manaus (AM)
5º – Pelotas (RS)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *