Litoral Norte está sob alerta laranja para tempestades nos próximos dias

Região tem queda de temperatura, chuvas e ventos que podem paralisar serviço de balsas

Inmet emitiu o alerta na manhã desta sexta-feira (Imagem: Inmet/ Divulgação)


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta sexta-feira (14), um alerta laranja para o Litoral Norte. Além da queda brusca de temperatura, o risco é de chuvas de até 100 milímetros por dia, ventos intensos que podem chegar a 100 Km/h e queda de granizo. O órgão alerta para risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

A Dersa também emitiu uma nota de alerta em relação a ocorrência de fortes ventos com rajadas entre a manhã de sexta-feira e a noite de sábado (15) que pode provocar lentidão e até suspensão dos serviços de balsa. Caso o vento ultrapasse a velocidade de 46 km/h (25 nós), a travessia é paralisada por questões de segurança.

De acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), a instabilidade começou no sul do país e a baixa nos termômetros observada na região deve permanecer durante o fim de semana com temperatura máxima de 24ºC. A previsão é que o sol volte a aparecer na terça-feira (18).

Dicas de segurança

* Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

* Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. 

* Usuários da balsa devem programar a viagem antecipadamente e podem acompanhar as operações pelos seguintes canais: site www.dersa.sp.gov.br; Twitter @travessiasdersa e telefone 0800 7733 711.

* Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *