Litoral Norte deve contratar mais de 130 guarda-vidas para o verão


Por Daniela Malara Rossi

As quatro cidades do Litoral Norte devem abrir 132 vagas de guarda-vidas temporários para alta temporada. O objetivo é reforçar a segurança nas praias da região no período em que a população chega a ficar quatro vezes maior. No estado de São Paulo serão 600 novas vagas.

Os candidatos devem seguir alguns prá-requisitos, como ser brasileiro, ter 18 anos, estar em dia com as obrigações eleitorais e ter ensino fundamental completo. Além disso, se o candidato for homem é necessário estar quite com as obrigações do serviço militar. Os selecionados receberão um salário de R$ 1,4 mil, além de vale transporte e vale refeição. A carga horária será de 40 horas semanais e os participantes terão que fazer cursos ministrados pelo Corpo de Bombeiros.

Em São Sebastião são disponibilizadas 60 vagas em um período de 3 meses. As inscrições se estenderão até 28 de setembro e devem ser feitas presencialmente no Posto de Bombeiro Marítimo de Maresias, na Avenida Francisco Loup, número 631, Costa Sul, das 8h às 17h. Os candidatos selecionados serão chamados em duas turmas de 30, em períodos diferentes, para atender a toda Operação Verão do município. As chamadas ocorrerão em 12 de novembro e 12 de dezembro.

Na cidade de Caraguatatuba são 20 vagas para atuar no município durante 4 meses. Os interessados podem se inscrever até o dia 9 de outubro em dois locais: Sede do 3º Sub Grupamento de Bombeiros Marítimo (Avenida José Herculano, 7.495 – Travessão) ou no Posto de Bombeiros Marítimo da Martim de Sá (Avenida Dr. Aldino Schiavi, 600 – Martim de Sá), das 9h às 18h.

Já em Ubatuba o período de inscrições já está encerrado. São disponibilizadas 40 vagas – 10 a mais que o ano passado com prazo de contratação de até 3 meses. Em 2017, a cidade alcançou o 1º lugar no ranking de salvamentos de todas as praias do Estado de São Paulo. Já no verão deste ano, as praias de Ubatuba que foram guarnecidas pelos profissionais não tiveram registro de óbito por afogamento.

No arquipélago de Ilhabela devem ser abertas 12 vagas. Porém, o Departamento Especial de Segurança Pública informou que não haverá, nos próximos dias, processo seletivo para contratação de guarda-vidas. O departamento trabalha em um processo de atualização de convênio com o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo para que os guarda-vidas sejam inclusos no acordo. Assim que isso acontecer, provavelmente no final do ano, será aberto o processo seletivo.

No Estado as vagas incluem também as cidades de Ilha Comprida (36), Guarujá (50), Iguape (14), Bertioga (58), Peruíbe (40), Itanhaém (50), Mongaguá (60), Praia Grande (100), São Vicente (20), São Paulo – Guarapiranga (36), Santos (10) e Billings – São Bernardo do Campo (14).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *