Cerca de 3 mil atletas são esperados para Desafio 28 Praias em Ubatuba

O evento acontece em meio a praias e florestas da cidade, no próximo sábado (22)
As provas acontececem na Costa Norte de Ubatuba (Foto: Foto P/ Divulgação)

Cerca de três mil atletas são esperados para disputar a 9ª edição do Desafio 28 Praias - corrida de Trail Run, que acontece na Costa Norte de Ubatuba, neste sábado (22).

Os participantes poderão escolher entre as categorias solo 42 km e 21 km, além do tradicional revezamento em dupla até quinteto para o percurso de 42 km – com largadas do Estaleiro do Padre (42 km) ou Itamambuca (21 km) e ambas com chegada à Praia Grande.

Além da doação de sementes para replantios nas trilhas – entregues para os próprios atletas semearem durante a prova, a organização conta com a doação de alimentos não perecíveis pelos participantes, que são entregues ao Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba e Comunidades Tradicionais.

Expo 28 Praias

Além da programação esportiva, esta edição contará com a 1ª Expo Desafio 28 Praias – uma feira que acontece nos dias 21 e 22 de setembro, das 10h às 22h, no Centro de Convenções. Na programação, estão previstos a retirada dos kits dos competidores, degustações, foodtrucks, loja 28 praias e muita música ao som de DJ.

Economia

A última edição, que aconteceu em abril deste ano, na Costa Sul, reuniu 2,500 atletas. O Observatório do Turismo de Ubatuba entrevistou 239 pessoas entre brasileiros, argentinos americanos e ingleses.  Segundo respostas ao Observatório, os gastos diários na cidade chegam ao valor estimado de R$ 135,00 por pessoa. Além disso, foi registrada a contratação direta de 250 pessoas – mão de obra local - entre staffs, coordenadores, montadores, guarda vidas e socorristas. Também foram envolvidas as comunidades do Quilombo da Caçandoca, Praia Grande do Bonete, Fortaleza e Aldeia Indígena Renascer.

Lixo

Após a prova, um total de 700Kg de resíduos sólidos foram embalados e devidamente encaminhados para a Cooperativa de Catadores de Ubatuba, no bairro da Figueira. Os 250 Kg de lixos orgânicos recolhidos foram enviados para o viveiro Canto do Dado, na praia da Itamambuca. Os procedimentos pré-estabelecidos seguiram as normas do Conama 275/2001.

As localidades por onde o Desafio passou foram rigorosamente inspecionadas e limpas no término da prova e pós prova. A Praia Dura, utilizada como arena de chegada do Desafio, passou por varredura e, desta forma, o lixo deixado pelos apreciadores do evento também foram devidamente separados e encaminhados.

Compartilhe no Google+
    Comente com o Blogger
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário