Parque da Serra do Mar pode ser fechado após morte de 8 macacos

Secretaria da Saúde de Caraguatatuba recomendou o fechamento para evitar contaminação por Febre Amarela

Os animais foram encontrados nos últimos 5 dias (Foto: PMC/ Divulgação)


Após a morte suspeita de oito macacos, nos últimos cinco dias, o secretário de Saúde de Caraguatatuba, Amauri Toledo, recomendou o fechamento do Parque Estadual da Serra do Mar ao público. O objetivo da iniciativa é evitar que pessoas não vacinadas contra Febre Amarela circulem pelo local e sejam contaminadas com o vírus.

Os animais encontrados mortos no local são da espécie Bugio. O veterinário do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba informa que os grupos estavam na área do Horto Florestal no bairro Rio do Ouro e próximo à Rodovia dos Tamoios.

“Nesta terça-feira (14), foi possível realizar a necropsia em três destes animais e, pela análise, já foi confirmada a morte dos três por Febre Amarela. Ainda assim, todo material coletado foi encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz, que confirmará em cerca de uma semana, mas tudo indica que a causa morte de todos foi a mesma”, relatou Guilherme.

A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba informa que não há casos de morte em humanos registrada no município. Até a última quinta-feira (9), foram vacinadas em Caraguatatuba 78.414 pessoas, o equivalente a 87,51% do público alvo da campanha, que deve atingir o mínimo de 95% para que a população esteja de fato protegida, segundo recomendação do Ministério da Saúde.

Ações

Nesta quinta-feira (16), agentes comunitários de Saúde, supervisores do CCZ, Vigilância Epidemiológica e demais áreas passarão por treinamento para atuarem no Programa Multiaçã, deste sábado (18), no bairro Rio do Ouro para vacinarem contra Febre Amarela a população local.

O evento acontecerá na Emef Aída de Castro Grazioli e contará com uma equipe de vacinação no local; além de carros da Secretaria de Saúde que irão realizar a imunização casa a casa também no mesmo bairro com foco em proteger o máximo de pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *