Lobo-marinho encontrado em Maresias vai visitar praias de Ilhabela

O animal apareceu na região no dia 13 de agosto e desde então já passou por Caraguá e várias praias do arquipélago

Animal descansa em Ilhabela (Foto: Mar e Vida Ecotrip)


Um lobo-marinho subantártico que foi encontrado na praia de Maresias, na Costa Sul de São Sebastião, no dia 13 de agosto, atravessou o canal e foi visitar as praias de Ilhabela. Ele foi visto pela última vez neste domingo (26), na região sul do arquipélago após passar também por praias de Caraguatatuba.

O animal é uma fêmea jovem proveniente de regiões ao Sul do continente (Peru, Chile e Uruguai) e provavelmente foi trazido por uma corrente marítima, quando saiu rumo ao Norte em busca de águas mais quentes para se alimentar.

Em Maresias ele foi avaliado pela equipe veterinária do Instituto Argonauta e não foi encontrado nenhum ferimento, apenas leve desidratação. Ele recebeu soro, foi anilhado e solto em seguida.

Já em Ilhabela, o lobo-marinho passou pela praia do Perequê, Praia Grande e Ilhote, onde foi avistado pela equipe da Mar e Vida Ecotrip. Os biólogos lembram que a costa brasileira recebe muitos visitantes sazonais e essa éspécie é comum nesta época do ano, mas é preciso tomar alguns cuidados para a segurança das pessoas. 

“O animal atrai muitos curiosos, mas é importante manter a distância, pois o lobo-marinho é arisco e pode atacar em casos de estresse. Além disso, eles só devem ser retirados da praia se apresentarem danos, como lesões, se estiverem enroscados em redes de pesca ou tiverem vestígios de óleo na pelagem. Caso contrário, não devemos interferir no ciclo de vida e no processo de seleção natural”, explica Cláudia Santana Ferreira.

A bióloga marinha ressalta ainda que ao avistar um animal nas praias, as pessoas podem entrar em contato pelo telefone (12) 99654 5378 ou com o Instituto Argonauta pelo (12) 3833 4863 ou (12) 3834 1382.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *