Defesa Civil recomenda suspensão das aulas em escola de Ilhabela por segurança

Secretaria de Educação transferiu as atividades para o Centro Cultural da Praia Grande por conta de problemas na estrutura do prédio

Prefeitura encomendou relatório mais detalhado sobre a situação (Foto: PMI)


A Defesa Civil de Ilhabel recomendou à Prefeitura que por medida de segurança o prédio da E.M. Professora Anna Leite Julião Torres, no bairro do Bexiga, na região sul do arquipélago. Empresa especializada também emitiu parecer técnico com e mesma sugestão. A administração explica que medida se fez necessária porque o prédio apresenta trincas nas lajes, paredes e descolamento de revestimentos devido às rachaduras provocadas por deslocamento do solo. A unidade tem 249 alunos.

A partir de segunda-feira (13), as aulas serão transferidas para o Centro Cultural e Educacional Prefeito Roberto Fazzini, na Praia Grande. A mudança de mobiliários começou nesta quinta-feira (9). Em decorrência da medida, todas as atividades que acontecem no Centro Cultural estão suspensas e  serão avaliadas e posteriormente transferidas para outros locais da região.

Agora será elaborado um relatório final sobre ensaios a serem realizados por uma empresa especializada. Somente após esse laudo será decidido o plano de ação para condução do destino do prédio.

Por solicitação da Secretaria de Educação, a Secretaria de Obras fez vistorias na escola bem como um relatório técnico apontando os problemas estruturais aparentes. Entre as ações realizadas, houve uma sondagem no entorno do prédio, encerrada no último dia 7 de agosto, que será anexada ao relatório final.

Desde a semana passada, a secretária de Educação, Yeda Lopes, busca uma alternativa para não prejudicar os estudantes matriculados na unidade. “Nos reunimos com os funcionários, pais e alunos, para comunicar a mudança de expediente, em caráter emergencial, para o Centro Cultural e Educacional da Praia Grande”, justificou.

Os pais solicitaram uma nova reunião, com os estudos e o laudo oficial em mãos, para terem ciência da gravidade do problema. “Agimos sempre com transparência e nos comprometemos com um novo encontro com a comunidade”, afirmou a secretária adjunta da pasta, Ana Paula dos Santos.

O Centro Cultural abrigará as 11 turmas, divididas entre os períodos matutino e vespertino. O local já tem quatro salas e será adaptado criando mais duas salas de aulas. A Secretaria de Educação compromete-se, também, em fornecer passe para o deslocamento dos alunos da região até a Praia Grande, pelos ônibus da empresa Fenix.

O Centro Cultural e Educacional Prefeito Roberto Fazzini já foi sede da escola quando essa era de responsabilidade do Governo Estadual.

Intervenções

O relatório a ser entregue embasará a análise técnica que será contratada para avaliação estrutural.
Em 2016, a escola passou por uma intervenção estrutural e não houve novos eventos. Também foi construída uma contenção com gabiões (um tipo de estrutura armada, flexível, drenante e de grande durabilidade e resistência), na base do talude onde foi edificado o imóvel. “Algumas 
das rachaduras já existiam na época do reparo e de acordo com relatos dos funcionários da escola estão, possivelmente, progredindo”, informou o diretor da Secretaria de Obras, Wagner Silva.

A pasta trabalha para resolver esta situação, sempre embasada em dados técnicos para sanar tais problemas e poder assegurar a utilização, ou não, da edificação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *