Caraguatatuba ganha primeiro Ecoponto no bairro Golfinhos

O espaço é uma área pública licenciada para transbordo e triagem de entulho
Inauguração foi sexta-feira (Foto: Luis Gava/PMSS)

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, inaugurou o primeiro Ecoponto da cidade, para coleta de entulho, localizado na região do bairro Golfinhos e que irá atender toda a região Centro/Sul do município.

Ecoponto é uma área pública licenciada para transbordo e triagem, destinada ao recebimento de pequenas quantidades de resíduos volumosos, resíduos da construção civil, podas e materiais recicláveis, entregues voluntariamente por munícipes ou catadores.

Serão aceitos no Ecoponto: Resíduos de Construção civil (Entulho – até 1m³ por entrega), Móveis e Equipamentos Domésticos, Sobras de Poda, Pneus (máximo de 4 unidades por entrega), Material de Coleta Seletiva (Papel, Plástico, Vidro, Metal), Óleo de Cozinha, Resíduos Eletrônicos, Pilhas, Baterias de equipamentos eletrônicos e madeiras.

A destinação da maioria dos resíduos será diária, garantindo que o espaço esteja limpo e organizado. O local possui guarita e controle de acesso, que impedirá o descarte de materiais ou de volumes diferentes do permitido.

Não serão aceitos lixo orgânico; animais mortos e lixo hospitalar, contaminantes e químicos. Volumes acima de 1 metro cúbico devem ser encaminhados para empresas recicladoras ou aterros privados licenciados.

O prefeito Aguilar Junior destacou que faz parte do projeto a implantação de Ecopontos também em outros locais da cidade, atendendo assim toda a população do município.

“É uma felicidade inaugurar este Ecoponto, que faz parte do Plano de Resíduos Sólidos da cidade. Estamos finalizando também o Ecoponto da região Norte que estará em atividade em breve. O que precisamos agora é trabalhar a conscientização da população para que crie este hábito de descarte no local correto, que é essencial para o meio ambiente”.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Marcel Luiz Giorgeti, é um passo importante e a postura da comunidade fará toda a diferença. “Queremos que os Ecopontos sejam utilizados com frequência por todos os moradores. Isso não é só importante para o meio ambiente, mas também tem impacto direto na saúde e limpeza pública. Quando o morador traz o resíduo para este espaço, nós conseguimos fazer a destinação correta”, explicou.

O Ecoponto Golfinhos fica localizado na Alameda dos Corais e irá funcionar de segunda a sexta, das 8h às 16h30 (com intervalo das 12h às 13h) e aos sábados, das 8h às 12h. 

Compartilhe no Google+
    Comente com o Blogger
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário