Após décadas de reivindicações, Prefeitura leva luz à serrinha da Massaguaçu

O local concentra um alto risco de acidentes entre colisões e atropelamento; Foram investidos R$ 150 mil para colocação de 120 postes

Aguilar Junior se emociona com inauguração da luz (Foto: Nova Imprensa)


O dia 1º de agosto ficará marcado na memória de moradores da região norte de Caraguatatuba e usuários do trecho de serra da Rodovia Rio-Santos (SP-55). Após décadas de reivindicação, cerca de três quilômetros recebeu postes de iluminação. O local concentra um alto risco de acidentes entre colisões e atropelamento. Foram investidos R$ 150 mil para colocação de 120 postes.

A inauguração foi feita por volta das 18h30 quando os postes foram acessos. O morador Marcel de Pinho, 45 anos, reside no bairro Casa Branca há 17 anos e conta que a iluminação na área era fundamental. “Aqui era uma total escuridão com muitos acidentes na curva da morte e nas curvas aqui da serrinha e a gente sempre comentava sobre essa necessidade”. 

Ao acionar o sistema de ligação o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, não deixou de transpassar a emoção. “Estou emocionado sim porque a gente via a necessidade dessa ação, que era competência do Estado, mas estava aí há anos para ser feita”. 

Ele também citou a questão da segurança no tráfego, mas também em relação à criminalidade uma vez que a serra corta bairros como Casa Branca, Olaria, Jardim Sants Rosa, onde há muitos moradores. “A população da Zona Norte, turistas e veranistas  são os maiores beneficiados por essa obra que te um valor muito baixo perto de tudo que ela representa”.  

O diretor da Caraguá Luz, Pedro Vicente, destacou que a iluminação desse trecho foi um grande desafio para a empresa que há três anos tem a concessão em Caraguatatuba. “Diariamente somos desafiados pela prefeitura e a cidade hoje é uma referência em iluminação pública. Tanto que recebemos mais de 30 prefeitos de vários municípios do País para conhecer o projeto”.

Conforme Vicente, em três anos foram instalados 23.700 pontos de luz, dos quais 1.700 nos últimos em 18 meses. “Ainda é pouco, mas diariamente trabalhamos e temos hoje quase 13 mil leds na cidade, um estoque de 3 mil luminárias e instalamos 150 por dia. Até outubro chegaremos a 20.700 instalações”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *