10º Festival Gastronômico de Ubatuba prestigia o gengibre

"Sabor Caiçara" conta com receitas de 36 restaurantes a preços promocionais
O festival visa valorizar ingredientes locais nos pratos (Foto: Divulgação)

Fechando a temporada de inverno no Litoral, apaixonados pela culinária caiçara terão um bom motivo para visitar 36 restaurantes, bares, quiosques, cafés e padarias gourmets de Ubatuba entre os dias 25 de agosto e 16 de setembro. 

Cada estabelecimento incluirá em seu cardápio, com preço promocional, receitas com ingredientes tradicionalmente locais, como o gengibre (presente na maioria das receitas), mandioca, farinhas, palmito, banana, produtos orgânicos e, claro, os pescados e frutos do mar. Pratos orientais, carnes, doces e lanches também foram especialmente criados para o Festival.

O “Sabor Caiçara” tem o objetivo de valorizar a pesca tradicional e os produtores locais, criando uma conexão direta entre o pescador/maricultor/agricultor e os chefs dos estabelecimentos, além de poder trabalhar com produtos frescos, incentivando a cadeia produtiva local.

O 10º Festival Gastronômico de Ubatuba conta com a realização do Ubatuba Convention & Visitors Bureau; apresentado por Cuesta Café, patrocínio Brahma Extra e Safrapay; apoio Flanai Corretora/Porto Seguro, Bela Fonte, Engenharia do Queijo, Metalquente, Casa Flora e Astro Assessoria Empresarial; apoio regional Pistache, Qualiclean, Supermercado Paulista e Certificadora Litoral Digital; apoio de mídia Degusta e apoio institucional Associação Comercial de Ubatuba, Comtur e Prefeitura Municipal de Ubatuba.

Feira Gastronômica

Além desta saborosa ação nos estabelecimentos participantes, a 2ª Feira Gastronômica acontecerá no Centro de Convenções entre os dias 25 e 26 de agosto, sábado e domingo, aberta ao público e com entrada gratuita, das 15h às 21h.

O grande destaque da Feira será o Concurso de Receitas, onde os estabelecimentos participantes irão executar seus pratos em uma das cozinhas montadas no Centro de Convenções. As receitas serão avaliadas por quatro jurados e distribuídas em pequenas porções para degustação do público presente (porções limitadas). Divididos em 10 categorias, estas receitas serão posteriormente premiadas ao final do Festival na segunda quinzena de setembro.

A bancada julgadora será composta com quatro renomados Chefs. O Restauranteur Italiano Sid Dionello, o Chef argentino Alejandro Peyrou, que comanda o Açougue Central do grupo D.O.M., Eduardo Vasconcelos proprietário de dezenas de restaurantes criados desde 1990 e o Chef Reinaldo de Oliveira, formado em Marketing, Hotelaria e Gastronomia e que tem passagem pelos principais restaurantes de cozinha oriental do país.

Estarão ainda na Feira, para exposição e venda, produtores da Rede Agroecológica de Ubatuba, pescadores, maricultores e as empresas parceiras apresentando seus produtos, além de cursos e palestras:

Cursos
Sábado, dia 25/08
Cuesta Café – Barista – das 09h00 as 15h00 com meia hora de intervalo
Domingo, dia 26/08
Cuesta Café – Métodos – das 09h00 as 11h00
Cuesta Café – Drinks Gelados e Coldbrew – 13h00 as 15h00
*informações e inscrições – Hugo Nóbrega (14) 99824 0768

Palestras
Sábado, dia 25/08
17h:00 - Il Tartufo – Chef Sid Dionello
18h:00 - A “Pegada” Ecológica da Maricultura - Lucas Navarro
19h:00 - Mais que um café especial, uma experiência! – Yuri Pinotti
Domingo, dia 26/08
17h:00 -  Produtos Agroecológicos e consumo responsável – Silvia Rojo Vega
18h:00 – Harmonização com vinhos para leigos – Stefan Massinger
19h:00 – Século XIX – Caipiras e Tropeiros em Ubatuba - Heyttor Barsalini

Compartilhe no Google+
    Comente com o Blogger
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário