Marinha e Defesa Civil alertam para risco de ressaca no Litoral Norte

Ondas podem chegar a 3 metros de altura; saída com embarcações não é  recomendada

Marinha emite alerta vermelho a partir de hoje (Foto: Divulgação)


A Marinha do Brasil emitiu um alerta que desta quarta-feira (4) até sexta-feira (6), a área entre São Sebastião, no Litoral Norte Paulista e Cabo de São Tomé (RJ), também conhecida como “Charlie” passará por mau tempo, com rajadas de vento e mar grosso (agitado) e ondas que podem chegar a 2,5 a 3 metros de altura.

A chegada de ondas violentas à costa começa quando rajadas de vento fazem subir o nível do oceano e aumentam, já em mar aberto, o tamanho dos vagalhões. Impulsionada por correntes marítimas, a massa de água caminha com velocidade crescente até encontrar o litoral.

A Marinha alerta os navegantes para que consultem as informações antes de irem para o mar, assim como as comunidades de pesca e esporte e recreio.

Esse alerta é reforçado pelo comandante do Grupamento de Bombeiros Marítimos no Litoral Norte, capitão João Batista Rapaci, orientando que as pessoas evitem ficar na costeira pescando ou tirando fotos, principalmente nas praias onde existe contato direto com ondulação de ressacas, o que deixa as pedras escorregadias e perigosas. “Mesma orientação serve para saída de embarcações a locais que tenha essa influência das ondas”. 

Ainda conforme Rapaci, quem estiver com intenção de ir para o mar deve deixar avisado um parente, informar para onde está indo, que horas pretende voltar, verificar equipamentos de segurança da embarcação e rádio. “O importante é não se aventurar porque essa é uma situação que requer atenção redobrada para curtir a praia nessa época”.

O Coordenador da Defesa Civil de Ubatuba, Guaraçay dos Santos, orienta que quem quiser ir à praia deve procurar aquelas mais abrigadas como Ubatumirim, na região Norte e Enseada, na região central.

Previsão do Tempo

Segundo o Instituo Rumo ao Mar (Rumar), em Caraguatatuba, a previsão é que este período será de sol com nuvens e não se espera chuva significativa. Temperatura mínima deve ser de 17° e máxima de 26°.

Já em Ubatuba, nesta quarta-feira haverá sol com muitas nuvens durante o dia, períodos nublados, com chuva a qualquer hora. Entre quinta-feira e domingo (8) previsão é de sol com nuvens e sem chuva significativa. Temperatura varia de 17° a 26°.

Para Ilhabela, esta quarta será de sol com muitas nuvens durante o dia, períodos nublados, com chuva a qualquer hora. Na quinta-feira a previsão é de sol com muitas nuvens, mas não chove, enquanto de sexta-feira a domingo a previsão é de sol com nuvens e períodos de céu nublado. Não há indicativo de chuva. A temperatura varia entre mínima de 18° e máxima de 26°.

Em São Sebastião, o Rumar indica de sol com muitas nuvens durante o dia desta quarta-feira, períodos de céu nublado, com chuva a qualquer hora. A quinta-feira deve ser de sol com algumas nuvens, porém não chove.  Na sexta-feira, sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado; noite com muitas nuvens. O sábado e o domingo  serão de sol com algumas nuvens, sem previsão de chuva. A temperatura mínima é de 17° e a máxima de 28°, podendo chegar a 30° no domingo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *