Baleia é avistada enroscada em rede de pesca no Canal de São Sebastião

O petrecho deve comprometer a alimentação, respiração e natação da baleia e levá-la a morte

A baleia passou próximo a Praia Grande, em Ilhabela (Foto: Nova Imprensa)


Por Daniela Malara Rossi

Uma baleia jovem da espécie jubarte foi avistada no Canal de São Sebastião, na tarde deste domingo (15), próximo a Praia Grande, em Ilhabela. O animal tinha aproximadamente 9 metros e estava enroscado em uma rede de pesca, o que poderá comprometer a alimentação, respiração e natação da baleia e até levá-la a morte.

Havia uma corda ao redor do dorso e parte da rede na cabeça do animal. Uma equipe de biólogos da Mar e Vida Ecotrip, com apoio do Instituto Argonauta, tentou cortar a rede e salvar a baleia, mas ela estava muito estressada devido ao movimento de embarcações que o cercaram e não deixou os profissionais se aproximarem.

A movimentação dos curiosos acabou ainda interrompendo o trajeto da baleia na altura da praia do Itaguassu. De acordo com os biólogos que monitoraram a passagem do animal, provavelmente ela deu a volta para encontrar seu grupo no Sul e continuar o caminho por trás da ilha. A orientação é que embarcações não passem de 100 metros de distância de qualquer espécie de baleia.

O aparecimento de jubartes no litoral brasileiro é muito comum no Inverno devido a migração anual em busca de águas quentes para reprodução. A baleia estava neste movimento migratório, sentido Norte, quando, possivelmente arrastou a rede de pesca que estava na região Sul do arquipélago. A espécie se reproduz ao longo da costa nordeste do Brasil e o Banco dos Abrolhos é o maior berço reprodutivo de jubartes do Atlântico Sul.

As equipes do Litoral Norte estão em alerta para localizar a baleia e tentar novo salvamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *