Padre Beto promete comemoração especial na festa de Santo Antônio

Programação desta quarta-feira (13) inclui missas, benção dos pães e o tradicional bolo para os solteiros

Programação na Igreja Matriz começa às 8h (Foto: PMC/ Divulgação)


Por Fernanda Veiga

O Padre Beto, que está há um ano como pároco responsável pela Igreja Matriz de Santo Antônio de Caraguatatuba, prometeu uma comemoração especial para a festa desta quarta-feira (13), dia do padroeiro da cidade. O evento inclui missas, benção dos pães e o tradicional bolo para os solteiros.

Além de encabeçar a programação religiosa da festa, o Padre tem resgatado tradições esquecidas na paróquia, como benção especial para gestantes e crianças, benção dos pães toda terça-feira, subida do Morro de Santo Antônio todo dia 13 de cada mês, às 18h, rezando o terço, entre outras. 

Para 2018 o Padre ainda tem mais um desafio: preparar a estrutura da paróquia para sua elevação a santuário, conforme anunciado pelo Bispo da Diocese de Caraguatatuba, Dom José Carlos Chacorowski. O prazo para que isso aconteça é de um ano e será necessária uma adaptação da igreja, além da cúpula sobre o altar e da atualização do estatuto.

Uma curiosidade é que a capela de Santo Antônio já existia desde 1663/64. A cidade começou a nascer ao redor dela e em 1853 houve a primeira festa em homenagem ao santo, que se tornou padroeiro da cidade. Em 20 de abril de 1857, a Vila de Santo Antônio de Caraguatatuba foi elevada a município, passando a se chamar apenas Caraguatatuba.

Casamento comunitário

Já costume dessa data, ocorre o casamento comunitário logo após a Santa Missa, onde casais de todas as idades podem receber o sacramento do matrimônio.  Para participar, as inscrições são feitas até três meses antes do evento com apresentação de documentos (inclusive de batismo e primeira comunhão ou crisma) dos noivos e padrinhos. Não é necessária a comprovação de casamento civil. O evento acontece às 11h.

Programação

8h: Santa Missa
      Benção dos Pães e benção na primeira leva do Bolo de          Santo Antônio

11h: Santa Missa
        Casamento Comunitário
        Benção na segunda leva de bolos

14h30: Subida do Morro de Santo Antônio

18h: Santa Missa e Procissão
        Benção na terceira leva de bolos

Igreja Matriz de Caraguatatuba – Paróquia de Santo Antônio
Praça Cândido Mota, 35 – Centro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *