Espetáculo sobre vida de Santo Antonio é atração na Festa do Padroeiro

Com cerca de 30 minutos, a encenação conta de forma dinâmica e bem humorada a vida do padroeiro de Caraguatatuba

Por Fenanda Veiga

A peça teatral “De Fernando a Santo”, que conta a história de Santo Antonio, volta a ser encenada em Caraguatatuba, nesta segunda-feira (11), a partir das 21h, em frente à Igreja Matriz, no Centro. O evento é parte das comemorações do aniversário de 165ª do padroeiro da cidade.

Com cerca de 30 minutos, a encenação conta de forma dinâmica e bem humorada a vida de Santo Antonio com  canto e mudanças de personagens ao longo das cenas. A encenação foi criada após um pedido da própria paróquia, e por meio de um trabalho de pesquisa, tanto com entidades católicas, quanto com o Arquivo Público de Caraguá.


Muitos conhecem Santo Antonio como o “Santo Casamenteiro”, mas há muito mais para ser contado; o diretor e roteirista da peça, Heron Carrillo, enfatiza que houve uma pesquisa histórica a respeito de Fernando Antônio de Bulhões, nascido em Portugal, em uma família rica mas que não se encantou pelos prazeres da sociedade da época; aos  19 anos decidiu entrar para um mosteiro onde dedicou-se aos estudos – com apoio da mãe e desaprovação do pai – e 10 anos depois conheceu Francisco de Assis e começou a exercer seu sacerdócio de auxílio ao próximo. 

Os atores são do Coletivo de Teatro Saturnália, quase a mesma formação que encenou no ano passado. 

A peça não tem a intenção de doutrinar e nem levantar bandeiras para um segmento religioso, já que em todos existem pessoas cujas histórias são inspiradoras. O objetivo do espetáculo é levar a um questionamento: Será que a pessoa já nasce santa? Ou se torna através de seu modo de vida? É um estilo de vida ou um título? Segundo Carrillo, cabe a cada um tirar suas próprias conclusões.

O espetáculo é produzido pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba tem autoria e direção do coordenador de Teatro da fundação, Heron Carrillo, que é formado em artes cênicas e já dirigiu mais de 40 espetáculos na cidade, incluindo “A Paixão de Cristo”, “Noites no Museu”, “Rota do Cambuci”, entre outras. 

Ele faz do teatro um canal de diálogo com o público sobre questões como gravidez na adolescência, conscientização do uso de drogas, utilizando a arte para falar do ser humano para o ser humano, de forma positiva e reflexiva. É sua forma de semear o bem na sociedade

A Festa de Santo Antonio é organizada pela Paróquia de Santo Antonio e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da Fundacc e comércio regional.

Serviço
Espetáculo “De Fernando a Santo”
Dia: 11/6, segunda-feira
Horário: 21h

Local: Praça Dr. Cândido Mota, 35, Centro


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *