Ilhabela anuncia licença maternidade de seis meses para servidoras

Prefeito Marcio Tenório prometeu enviar a proposta aos vereadores em breve

Novidade foi anunciada no evento da Semana do Bebê (Foto: PMI/ Divulgação)


O prefeito de Ilhabela, Marcio Tenório, anunciou a ampliação da licença maternidade de quatro para seis meses, nesta quarta-feira (23), durante a abertura oficial da Semana do Bebê e do Brincar. O benefício deve ser contemplado no plano de cargos, carreiras e salários voltado aos servidores públicos. Segundo a administração, o projeto será encaminhado à Câmara Municipal para apreciação dos vereadores em pouco tempo.

Esta é a 2ª edição da Semana que tem como objetivo chamar a atenção do poder público e da sociedade civil para a importância dos cuidados e atenção com crianças de 0 a 3 anos. O município conta hoje com o Comitê da Primeiríssima Infância, um grupo formado por diversas pessoas que buscam ações que beneficiem essa faixa etária. Estudos indicam que o acolhimento da criança, desde a gestação, é definitivo para o seu desenvolvimento, sendo reflexo de seu comportamento na fase adulta. 

Minha Mãe e Eu

O projeto “Minha Mãe e Eu” acontece em diversas regiões do arquipélago com aulas de Yoga e Dança Materna para mães e gestantes, uma iniciativa pioneira dentro do sistema público de saúde. 

As atividades surgiram do encontro de três mulheres especializadas em atenção social e, em 2017, recebeu o apoio da Prefeitura da cidade, através da secretaria de Saúde. Fabiana Sárika, Cielo Costa e Tatiana Tardioli se uniram para proprocionar atividades que estão alinhadas com a proposta de assistencia humanizada e parto normal na maternidade do hospital municipal Mario Covas, ampliando o trabalho de preparação para as gestantes e o cuidado no período de puerpério. 

Segundo as idealizadoras, o objetivo da ação é criar uma rede de apoio para as mulheres  no pós parto para ampliar o conforto da mãe e, consequentemente, do bebê. Os exercícios também colaboram para a recuperação física mais eficaz e para acelerar a perda de peso. As crianças são diretamente beneficiadas pelas terapias, pois as mãe se tornam mais dispostas física e emocionalmente para exercer a maternidade. Além disso, participar de atividades junto com as mães desde o nascimento potencializa o desenvolvimento motor, congnitivo, intelectual, social e emocional da criança.


Já para as gestantes, tanto o Yoga quanto a Dança Materna exploram novas possibilidades de apoio, orientação e acompanhamento. Além da parte física que prepara o corpo para o parto e previne desconfortos da gravidez, as atividades de relaxamento, massagem e fortalecimento também  preparam a mente para as mudanças que acontecem no nascimento. As práticas corporais adequadas também ajudam na prevenção de diabete gestacional, pressão alta, incontinência urinária e outros problemas.

Semana do Bebê

A “Semana do Bebê” é uma iniciativa do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, que cria estratégias de mobilização social apoiada pela Unicef. “Agradecemos todo o apoio e a confiança no Comitê, para que tudo isso pudesse acontecer hoje. Teremos uma semana intensa com inúmeras atividades para chamar a atenção de toda a população visando o futuro das crianças pequenas”, finalizou Lara Passos, articuladora do programa no município. 

Durante a “Semana do Bebê”, que segue até sexta-feira (25) em postos de saúde, Apae, Associação Barreiros e escolas de ensino infantil, há uma intensa programação que inclui apresentações musicais, debate sobre o “Marco Legal”, oficinas diversas, shantala, dança materna, exposição de fotos, rodas de conversa, teatro de fantoches, confecção de brinquedos, palestras, entre outros. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *