Sete macacos são encontrados mortos neste mês em São Sebastião

A Prefeitura de São Sebastião encontrou sete macacos Bugio mortos na região nos últimos dias. Foram três na última sexta-feira (27/04) na Travessa Porto Seguro, em Maresias, Costa Sul, sendo dois caídos no chão da mata e um caído na copa das árvores; outros dois em Boiçucanga, na Estrada do Rio das Pedras; e um no sábado no Guaecá (Região Central da cidade) e outro em Paúba. Os macacos não apresentavam lesão e nem sinal de agressão.

Segundo a diretora da Vigilância em Saúde, Fernanda Paluri, moradores do local entraram em contato com o Centro de Operações Integradas (COI) e uma equipe da Vigilância e da Defesa Civil foram deslocadas ao local. Os macacos foram levados para realizar necropsia e as amostras seguiram para Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

Fernanda disse que existe uma grande a probabilidade de a causa da morte ser por Febre Amarela, pois os macacos não apresentavam lesão e nenhum ferimento, de acordo com a necropsia. Os órgãos apresentavam sinais ectéricos, mas a comprovação vai ser através dos exames realizados pelo Instituto.

“A população precisa se conscientizar que o vírus está circulando em nossa região e é preciso se vacinar. Vai ser frequente encontrar macacos mortos, a preocupação agora é que todos estejam vacinados e que, ao encontrarem um animal morto, devem entrar em contato com o 153 (COI)”, avisou.

As ações continuam em todo município. Equipes de saúde estão adentrando as regiões próximas à mata e a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e PA (Pronto Atendimento) de Boiçucanga, estão abertos das 7h às 19h para vacinação exclusiva de febra amarela. A vacinação está disponível até terça-feira nos postos volantes.

“Fica confirmado que o vírus está presente em nossas matas e a doença pode ser levada até nós pelo mosquito. A aparição de novos macacos mortos, chegando a sete até agora neste mês, não é o fator mais relevante nesse momento, uma vez que já sabemos que o vírus está presente e essas constatações irão ocorrer invariavelmente. Devemos, portanto, concentrar nossas ações na intensificação da cobertura de vacinação”, avisou o secretário de Saúde Carlos Pinto.

Segundo ele, através das ações da Vigilância, coordenadas pela Secretaria da Saúde, desde o início da campanha, em 25 de janeiro, há uma preocupação muito grande com a conscientização da população quanto à importância da imunização.

Após a confirmação da doença em um jovem de 26 anos que está internado em São Paulo, a Prefeitura de São Sebastião, deflagrou um plano de contingência de combate à febre amarela envolvendo várias secretarias do município, que em conjunto estão trabalhando para atingir o maior número de pessoas na imunização. “Espera-se nessa ação atingir cerca de 5 mil pessoas vacinadas”, comentou o secretário.

Em Maresias, na Praça do Surf, haverá um posto fixo de atendimento no Centro de Informações Turísticas. “Neste momento o mais importante é conscientizar aqueles que não se vacinaram a procurarem a vacina.

Até o momento estima-se que cerca de 70% da população tenha sido vacinada, porém os 30% restantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *