Festival do Camarão de Caraguá será realizado em dois finais de semana

Se o Festival do Camarão já era bom sendo realizado em um final de semana, a partir deste ano a festa que movimenta o mês de julho ganha mais quatro dias. A 21ª edição será no período de 11 a 15 e de 19 a 22, na Praça da Cultura, na Avenida da Praia, no Centro.

Outra novidade para este ano é que nas barracas poderão ser comercializadas batata frita e pastel de queijo que vão agradar as crianças e aqueles que não podem comer o crustáceo, mas gostam de prestigiar o festival.

A presidente da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, Silmara Mattiazzo, ainda liberou mais duas barracas para serem usados pelos pescadores de peixe e camarão, elevando para 20 o total, além das duas de doce.

“Queremos fazer uma festa grandiosa como Caraguatatuba merece e o Festival do Camarão já é atrativo que a cada ano vai se profissionalizando e agregando elementos à festa”, disse Silmara durante a apresentação do regulamento deste ano para a concessão das barracas junto aos pescadores.

O evento é realizado em parceria com a Associação dos Pescadores da Praia do Camaroeiro e tem apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.

Esta festa visa a valorização, preservação, proteção e divulgação do patrimônio cultural e imaterial de Caraguatatuba para as gerações futuras, sobretudo o patrimônio cultural arraigado à vida pesqueira dos caiçaras do Litoral Norte de São Paulo. Tem, ainda, o propósito, de ser fonte de geração de renda para a comunidade pesqueira, com exclusividade aos pescadores de camarão da Praia do Camaroeiro após o período de defeso.

Das 20 barracas liberadas, 19 serão destinadas exclusivamente a membros da Associação dos Pescadores da Praia do Camaroeiro e uma a membros da Associação dos Pescadores Artesanais da Zona Sul de Caraguatatuba.

Toda a documentação dos candidatos, que constam no regulamento (ver no site www.fundacc.sp.gov.br), deve ser entregue para análise no período de 07 a 11 de maio de 2018, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, situada na Rua Santos Dumont, 502, Centro de Caraguatatuba, no horário de atendimento das 9 às 16h.

A lista dos contemplados para concessão das barracas será divulgada no site da Fundacc: www.fundacc.sp.gov.br e fixada nos murais das sedes da fundação e da Associação dos Pescadores da Praia do Camaroeiro até o dia 16 de maio de 2018.

É importante destacar que entre as obrigações dos contemplados estão a participação nas reuniões preparatórias (organização, manipulação de alimentos, degustação, questões sanitárias, entre outras) e na procissão marítima e cerimônia “Barcos ao Mar”, no dia 27 de maio de 2018, às 9h, no Entreposto de Pesca da Praia do Camaroeiro, com embarcações obrigatoriamente decoradas.

De acordo com a organização do evento, os pratos liberados para comercialização são porção de camarão pequeno, porção de camarão grande, espetos de camarões grandes e pequenos, porção de mandioca, porção de batata frita, porção de peixe frito, pastel de queijo, até dois pratos e dois salgados à base de camarão, previamente determinados e aprovados pela equipe organizadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *