Mais de 10 famílias caiçaras se organizam para lutar por direitos

Movimento organizado de São Sebastiao quer lutar pela preservação e valorização da cultura local
Conservação da ttradição caiçara é foco do movimento (Foto: Kleber Luz)

Para lutar pela preservação e fortalecimento da Cultura Tradicional foi fundado, no último sábado (24/2), o Movimento Social Organizado Coletivo Caiçara de São Sebastião. A reunião que oficializou a formação do grupo ocorreu na Casa da Agricultura, no Centro da cidade, e reuniu membros de mais de 10 famílias ligadas às raízes culturais do município.

No sábado, também foram eleitos os coordenadores regionais, sendo Eduardo Camilo Terra dos Santos titular na Costa Norte (Enseada ao Portal do Olaria), Antônio Sergio Fernandes na Costa Sul I (Barequeçaba a Maresias), Sabrina Moraes Pereira na Costa Sul II (Boiçucanga a Boracéia) e Henrique César dos Santos Cardim na área Central (Pontal da Cruz a Cabelo Gordo), e os respectivos suplentes, Vanessa Stropp Borba, Lindomar dos Santos (Nicinho), Ricardo dos Santos Braz e Isaneide Sales dos Santos (Neide).

Segundo os coordenadores, qualquer pessoa que se propuser a lutar pelos direitos e valorização da Cultura Caiçara pode integrar o Coletivo mediante aprovação dos membros em reunião. “É um marco para a história da nossa cidade e com certeza queremos cada vez mais caiçaras aumentando e fortalecendo esta rede”, destacou Camilo.

Os coordenadores complementam que mesmo com o passar dos anos, as famílias caiçaras ainda enfrentam muitas dificuldades para continuar a viver nas terras de origem e se manter das atividades tradicionais. “O modo de vida e nossos saberes precisam ser preservados e cada vez mais valorizados”, completa.

Dentre os objetivos do coletivo estão também o fomento e a difusão da Cultura Tradicional Caiçara; a defesa, retomada, ampliação e regularização fundiária dos territórios tradicionais; a divulgação das práticas, saberes, fazeres, do patrimônio material, imaterial, modos e costumes.

A próxima reunião do Coletivo Caiçaras de São Sebastião será no dia 19 de abril, às 19h, na Costa Sul, em local ainda a ser definido. Quem quiser mais informações pode acessar a página Facebook.com/ColetivoCaicaraSaoSebastiao ou pelo e-mail coletivocaicarass@gmail.com.

Compartilhe no Google+
    Comente com o Blogger
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário