FOTO EM FOCO: "Real"


As pessoas acham que a fotografia retrata o "real". Assim, celulares e câmeras documentariam a realidade como ela é. Só que esse "como ela é" é uma escolha de um programador japonês ou de um programador gringo, não nossa.

Os equipamentos funcionam sempre no modo automático, que de automático, não tem nada. Ele é a tradução bastante específica e limitada de uma maneira de enxergar o mundo que é a desses programadores. Mas existem muitas outras maneiras possíveis e a verdadeira fotografia se presta a esse exercício desde que avance fora da zona de conforto e deixe de fazer selfie de adolescente fazendo beicinho ou de coroa "fotochopada".

A série no Jardim dos Enjeitados busca construir um registro do "real" diferente. É meio sonho, meio pesadelo; alucinação. É um lugar de coisas e de gente à margem; é todo um espaço rejeitado pelo senso comum.

Entretanto, ele existe, está aqui, material, nas fotos da coluna. E a exemplo dele, incontáveis outros semelhantes locais existem a nossa volta sem que nós os vejamos, tão viciados estamos no automatismo de ações feitas sem alma e paixão no universo do consumo fútil e fugaz em que vivemos. 


Por Márcio Pannunzio













Quer conhecer todas as colunas Foto em Foco já
publicadas por Márcio Pannunzio no Nova Imprensa?

*Os direitos autorais das fotos da coluna Foto em Foco pertencem a Márcio Pannunzio. Desrespeitar o direito do autor é crime. Havendo interesse em usar qualquer fotografia da coluna para fins jornalísticos, institucionais, didáticos ou publicitários, entre em contato para negociar o devido licenciamento de uso de imagem: marciopann@gmail.com


  Conheça mais trabalhos de Márcio Pannunzio pelos sites: www.marciopan.art.brwww.marciopan.comwww.ilhabelaemfoco.com e www.retratararte.com. E aqui no Foto em Foco, toda semana uma diferente série fotográfica.
Compartilhe no Google+
    Comente com o Blogger
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário