Expedição da Operação Praia Limpa ao Bonete retira 326 quilos de lixo

Uma expedição do projeto Operação Praia Limpa comunidade tradicional do Bonete, no sul de Ilhabela, retirou 326 quilos de lixo. Chamou atenção a retirada de uma bicicleta, uma geladeira e parte de uma pá escavadeira que haviam sido jogadas no rio.

Embaixo de chuva, a equipe fez um mutirão de limpeza pelas estreitas ruas da comunidade e pela cachoeira, retirando retalhos de roupas, pilhas, ferramentas enferrujadas, utensílios domésticos, fraldas descartáveis e um número excessivo de vidros, que são partes de garrafas, copos e até vitrôs quebrados.

A retirada de lixo aconteceu nas pedras da encosta que separam o rio Nema do mar, além de toda a extensão de areia da praia. Também foram retirados pedaços de redes de pesca, latas, hastes de cotonetes, madeiras pintadas, embalagens de óleos de motor e também de cozinha, partes de lonas, isopores de diversos tamanhos, pedaços de canos, embalagens de geladinhos, espuma de colchão, preservativos, brinquedos e muitas embalagens plásticas.

A equipe também entregou sacolinhas biodegradáveis aos comércios locais. A ideia é que o material seja entregue ao turista para o descarte ideal do lixo. Os moradores do Bonete receberam sacolas retornáveis da “Operação Praia Limpa”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *