Ubatuba é segunda no ranking do Litoral Paulista com 627 resgates no mar

Cidade ficou atrás apenas do Guarujá com 665 salvamentos em um período de 10 anos
Cidade conta com um efetivo de 32 homens do GbMar (Foto: PMU/ Divulgação)

Ubatuba é a segunda cidade no ranking de salvamentos do Litoral Paulista. O município, que computou 627 salvamentos, só vem atrás do Guarujá, que lidera com 665.

De acordo com os índices do levantamento, que reúne a estatística das ocorrências de salvamento e óbito no município em 10 anos (2008 – 2017), 2017 deverá o ano com o maior número de salvamentos.

Se comparado a 2011, que foi o ano com o maior índice do período, finalizando com 670  salvamentos e nove óbitos, a segurança melhorou expressivamente, pois até o dia 9 dedezembro, foram contabilizados 627 salvamentos, com apenas 3 registros de óbitos.

Os números foram apresentados pelo comandante do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GbMar) no Litoral Norte, João Batista Rapaci e pelo comandante do GBMar de Ubatuba, Tenente Danilo Pisaneschi, ao prefeito Délcio Sato (PSD) na manhã desta terça-feira (19). O encontro ainda contou com a presença do novo secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Rubens Martins Franco Junior, o “Major Franco”, e do coordenador da Defesa Civil de Ubatuba, Guaraçay dos Santos. 

Estrutura

O Guarujá possui menos praias que Ubatuba – são 22 km e 310 metros de extensão e 27 praias, contra 105 km de extensão e 102 praias - e leva vantagem com um efetivo de 50 homens, que totalizam uma corporação de 170 com a chegada de 120 temporários durante o verão.

Atualmente, o efetivo do GbMar de Ubatuba conta com 32 homens, que se dividem em turnos e ficam nas praias Perequê- Açu, Praia Grande, Toninhas, Tenório e Maranduba. 

Na temporada, esse número aumenta com a chegada de 50 homens cedidos pelo Estado, além dos Guarda Vidas Temporários contratados pela Prefeitura – um total de 30 divididos nos meses de novembro, dezembro e janeiro.

A cobertura também aumenta, disponibilizando profissionais de forma fixa também nas praias do Sapê, Lagoinha, Sununga, Vermelha do Centro, Vermelha do Norte, Itamambuca, Félix e Ubatumirim.

Veículos

A corporação deve receber oficialmente, ainda nesta temporada, quatro veículos para utilização -  sendo uma moto náutica, um quadriciclo e dois botes com motor.

Compartilhe no Google+
    Comente com o Blogger
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário