Ubatuba é segunda no ranking do Litoral Paulista com 627 resgates no mar

Ubatuba é a segunda cidade no ranking de salvamentos do Litoral Paulista. O município, que computou 627 salvamentos, só vem atrás do Guarujá, que lidera com 665.

De acordo com os índices do levantamento, que reúne a estatística das ocorrências de salvamento e óbito no município em 10 anos (2008 – 2017), 2017 deverá o ano com o maior número de salvamentos.

Se comparado a 2011, que foi o ano com o maior índice do período, finalizando com 670  salvamentos e nove óbitos, a segurança melhorou expressivamente, pois até o dia 9 dedezembro, foram contabilizados 627 salvamentos, com apenas 3 registros de óbitos.

Os números foram apresentados pelo comandante do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GbMar) no Litoral Norte, João Batista Rapaci e pelo comandante do GBMar de Ubatuba, Tenente Danilo Pisaneschi, ao prefeito Délcio Sato (PSD) na manhã desta terça-feira (19). O encontro ainda contou com a presença do novo secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Rubens Martins Franco Junior, o “Major Franco”, e do coordenador da Defesa Civil de Ubatuba, Guaraçay dos Santos.

Estrutura

O Guarujá possui menos praias que Ubatuba – são 22 km e 310 metros de extensão e 27 praias, contra 105 km de extensão e 102 praias – e leva vantagem com um efetivo de 50 homens, que totalizam uma corporação de 170 com a chegada de 120 temporários durante o verão.

Atualmente, o efetivo do GbMar de Ubatuba conta com 32 homens, que se dividem em turnos e ficam nas praias Perequê- Açu, Praia Grande, Toninhas, Tenório e Maranduba.

Na temporada, esse número aumenta com a chegada de 50 homens cedidos pelo Estado, além dos Guarda Vidas Temporários contratados pela Prefeitura – um total de 30 divididos nos meses de novembro, dezembro e janeiro.

A cobertura também aumenta, disponibilizando profissionais de forma fixa também nas praias do Sapê, Lagoinha, Sununga, Vermelha do Centro, Vermelha do Norte, Itamambuca, Félix e Ubatumirim.

Veículos

A corporação deve receber oficialmente, ainda nesta temporada, quatro veículos para utilização –  sendo uma moto náutica, um quadriciclo e dois botes com motor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *