Campanha realiza testes gratuitos de HIV e sífilis no Litoral Norte

As cidades de Ubatuba, Ilhabela e Caraguatatuba iniciaram a campanha Fique Sabendo, que oferece testes rápidos de HIV e Sífilis para toda a população.

O objetivo da ação é ampliar o diagnóstico precoce e a possibilidade de tratamento. Os testes são gratuitos e sigilosos. Não é necessário fazer jejum para o procedimento.

Os atendimentos são realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em mutirões pelos bairros de cada cidade, até o próximo sábado (2) e, em Ilhabela, até sexta-feira (1°). Não é necessário pedido médico para a participar, basta comparecer com RG ou documento com foto.

Em Caraguatatuba, a Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (Uami) realiza o teste rápido durante o ano inteiro. O munícipe pode buscar o atendimento na Avenida Presidente Castelo Branco, 750, bairro Sumaré.

Entre as metas da campanha estão diminuir o número de pessoas que não sabem sua sorologia, possibilitar um diagnóstico precoce, promover um tratamento adequado ao paciente, testar pessoas sexualmente ativas, sensibilizar as pessoas sobre os riscos de aquisição do HIV e Sífilis e prover um tratamento precoce e adequado.

O diagnóstico precoce é importante para a manutenção da qualidade de vida do indivíduo, pois quanto antes for descoberto o quadro da doença, mais chances do tratamento ser bem sucedido e do infectado manter sua qualidade de vida normal.

O cronograma de atendimento completo deve ser consultado no site das Prefeituras Municipais de cada cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *