Gestantes, mães e bebês de Ilhabela podem fazer yoga e dança gratuitos

A cidade de Ilhabela inaugura aulas gratuitas de Yoga e Dança Materna para gestantes, mamães e bebês. O projeto “Minha Mãe e Eu” acontece em diversos horários na Igreja São João do Perequê, no Centro Cultural da Praia Grande, na região sul, e na Academia de Saúde da Vila.

O projeto surgiu do encontro de três mulheres especializadas em atenção social a este público e, em 2017, recebeu o apoio da Prefeitura da cidade, através da secretaria de Saúde. Fabiana Sárika, Cielo Costa e Tatiana Tardioli se uniram para proprocionar atividades que estão alinhadas com a proposta de assistencia humanizada e parto normal na maternidade do hospital Mario Covas, ampliando o trabalho de preparação para as gestantes.

Além disso, o apoio e acompanhamento das profissionais permite que as mulheres evitem fazer consultas desnecessárias, aliviando assim o atendimento no hospital e nos postos de saúde.

De acordo com Fabiana, que é instrutora de Yoga, doula e ministra as aulas com bebês, o objetivo principal da ação é criar uma rede de apoio para as mulheres, estimulando práticas saudáveis que atingem toda a família. “Além das atividades físicas, também são realizadas rodas de conversa dentro dos grupos, onde as professoras levam informações e as alunas podem trocar experiências, garantindo uma terapia que atinge tanto a esfera física, quanto a social e emocional”, explica ela.

Para as gestantes, tanto o Yoga quanto a Dança Materna exploram novas possibilidades de apoio, orientação e acompanhamento. Além da parte física que prepara o corpo para o parto e previne desconfortos da gravidez, as atividades de relaxamento, massagem e fortalecimento também  preparam a mente para as mudanças que acontecem no nascimento. As práticas corporais adequadas também ajudam na prevenção de diabete gestacional, pressão alta, incontinência urinária e outros problemas.

Já para as puérperas, o principal objetivo das atividades é promover um acolhimento no momento do pós parto para ampliar o conforto da mãe e, consequentemente, do bebê. Os exercícios também colaboram para a recuperação física mais eficaz e para acelerar a perda de peso.

As crianças também são diretamente beneficiadas pelas terapias, pois as mãe se tornam mais dispostas física e emocionalmente para exercer a maternidade. Além disso, participar de atividades junto com as mães desde o nascimento potencializa o desenvolvimento motor, congnitivo, intelectual, social e emocional da criança.

Dança Materna

A Dança Materna é uma prática fundada pela professora e bailarina Tatiana Tardioli em 2008, inspirada em sua própria experiência com a primeira filha. Os benefícios da atividade foram reconhecidos em todo o Brasil e existem, hoje, em mais de 40 cidades. Porém, Ilhabela é o primeiro município a receber as aulas dentro do sistema público.

“Sempre foi meu sonho poder oferecer a dança de forma ampla para as mães e hoje, todas as mulheres da Ilha podem participar, independente de suas condições financeiras. Espero que a cidade inspire muitos outros lugares e se torne uma referência de trabalho com gestantes, mães e bebês”, conta Tatiana.

Serviço

Baby Yoga – até a criança começar engatinhar
Fabiana Sárika, instrutora de Yoga e doula, que atua com esses grupos há 12 anos
Centro Cultural da Praia Grande – 3ª feira, às 10h30
Igreja São João, no Perequê – 5ª feira, às 10h30
Academia de Saúde da Vila – 6ª feira, às 10h30

Yoga para Gestantes
Cielo Costa, instrutora de Yoga, doula e educadora perinatal
Igreja São João, no Perequê – 2ª feira, às 9h
Academia de Saúde da Vila – 2ª feira, às 16h
Centro Cultural da Praia Grande – 3ª feira, às 10h30

Dança Materna – para mães com bebês de até um ano e três meses
Tatiana Tardioli, fundadora da técnica no Brasil e especialista em atenção integral
Academia de Saúde da Vila – 4ª feira, às 14h30
Centro Cultural da Praia Grande – 5ª feira, às 10h30
Igreja São João, no Perequê – 5ª feira, às 15h

Dança Materna – para gestantes
Tatiana Tardioli, fundadora da técnica no Brasil e especialista em atenção integral
Igreja São João, no Perequê – 3ª feira, às 9h
Academia de Saúde da Vila – 4ª feira, às 16h30
Centro Cultural da Praia Grande – 5ª feira, às 12h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *