I Fórum de Cultura do Litoral Norte busca mobilizar região sobre o tema

O I Fórum de Cultura do Litoral Norte começa nesta sexta-feira (15) e vai até domingo (17), em Caraguatatuba. Nestes dois dias de evento, haverá uma busca pela potencialização nas relações entre artistas, produtores de cultura e gestores públicos.

Estabelecer diálogos contínuos na construção de políticas públicas para a cultura na região também é um objetivo do fórum. O encontro proporcionará uma troca de experiências com pensadores da cultura do Estado de São Paulo, tais como: Mestre Lumumba, de São Luiz do Paraitinga (SP) e Marcelo das Histórias, de Campinas (SP).

Os gestores culturais das quatro cidades do Litoral Norte também confirmaram presença. São eles: Silmara Mattiazzo, de Caraguatatuba, Adbailson Cuba, de São Sebastião, Nuno Gallo, de Ilhabela e Fernanda Ramiro, que representará sua cidade por meio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (FundArt).

Luciano Draetta, artista e produtor do fórum afirmou que há uma expectativa para reunir agentes do meio artístico e culturais. Ele esclareceu que quer fortalecer o diálogo relativo à cultura na região.

“Temos a expectativa de reunir artistas, produtores, ativistas da cultura das quatro cidades com a finalidade de ampliar, aquecer e fortalecer a articulação em redes, com a perspectiva de conquistar um espaço digno desse segmento na nossa região”, acrescentou.

A realização do evento é resultado do encontro “Reflexões da Cultura no Litoral Norte”, realizado em julho deste ano no Espaço Cultural Circo Navegador, em São Sebastião, e já conta com o apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), que disponibilizou a hospedagem no Chalé Porto Novo.

O I Fórum de Cultura do Litoral Norte acontece no Chalés Porto Novo (Rua Antônio Rosa Botelho, 51, Porto Novo. Caraguatatuba).

Programação

Sexta-feira
17h Recepção e credenciamento
19h Jantar
20h A reinvenção da cultura na defesa da democracia no Brasil (Mestre Lumumba)
22h Confraternização

Sábado
8h Café da manhã
9h Políticas culturais em tempos de resistência (Marcelo das Histórias)
12h Almoço
14h Diálogos: Encontro com gestores de cultura do Litoral Norte (Silmara Mattiazzo – Caraguatatuba, Adbailson Cuba – São Sebastião, Nuno Gallo – Ilhabela e Pedro Paulo Teixeira Pinto – Ubatuba)
17h Café
18h Atividades autogestionadas
20h Jantar
22h Confraternização

Domingo
8h Café da manhã
9h Diálogos: Encontro com artistas e produtores de cultura do Litoral Norte
12h Almoço
13h Confraternização na praia

Mais informações: 12 98173-4402 (Luciano) | 11 94280-9070 (Vanessa)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *