Mulher de 103 anos conquista medalha no Atletismo do Jori

Na manhã de sexta-feira (11), foi dada a largada para as provas de Atletismo, masculino e feminino, dos Jogos Regionais dos Idosos (Jori), na Rua da Praia, em São Sebastião. Na categoria G (90 anos ou mais) feminino 600m, quem conquistou medalha de ouro foi Maria da Glória Pires, de Taubaté, com 6m38s de prova.

A medalha de bronze ficou para Helena Bastianelli Beraldo, de Guarulhos, que cruzou a chegada aos 7m06s. Porém, o destaque da modalidade foi Francisca Maria da Conceição que, com 103 anos de idade, conquistou medalha de prata em sua categoria, percorrendo os 600m de pista, em impressionantes 6m53s.

Francisca Maria da Conceição, nascida na cidade de Patos, no Estado da Paraíba, é a atleta mais velha a competir nesses JORI, o qual participa pela primeira vez, na equipe de Pindamonhangaba, e já confirmou que participará das próximas edições. Aos 103 anos de idade, Dona Chica, como é conhecida, esbanja uma disposição de dar inveja aos seus colegas de equipe.

Segundo ela, apesar de sofrer com diabetes e pressão alta, não usa isso como pretexto para não praticar atividades físicas, como a caminhada que faz todos os dias de sua casa até o parque. “Quando eu fui convidada a participar, minha filha teve problemas para me inscrever, porque o formulário só aceitava idade até 99 anos”, contou ela aos risos.

Sobre sua dieta, Dona Chica disse que não tem dieta especial, come de tudo, sem restrições. “Como feijoada, buchada de bode, o que tiver”. O conselho da atleta aos mais jovens é que para chegar na sua idade com essa disposição, é preciso muita calma. “Calma, muita calma, que um dia você chega lá”, finalizou.

Classificação no Atletismo

Competiram na modalidade de Atletismo atletas de sete categorias, masculino e feminino, com percursos de 600m, 800m, 1000m, 1200m, 1500m e 2000m. No quadro geral de Atletismo feminino, Guarulhos lidera o ranking, com 51 pontos, seguido de Pindamonhangaba, com 28 pontos, e Caraguatatuba, com 20 pontos. São Sebastião ficou em sétimo lugar, com 12 pontos.

Já no Atletismo masculino, São José dos Campos está no topo da classificação, com 40 pontos, seguido de Itaquaquecetuba, com 34 pontos, e Mogi das Cruzes, com 30 pontos. São Sebastião está em quinto colocado, somando 15 pontos.

As equipes que menos pontuaram nas competições de Atletismo desta sexta-feira (11/08), foram Poá, no feminino, que ficou na 19ª colocação, com apenas 2 pontos; e no masculino, Jacareí em 15º lugar, com apenas um ponto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *