FOTO EM FOCO: Vento Festival


O Vento Festival fez história em Ilhabela. Trouxe música fora do circuito de massa, música questionadora, de grande qualidade poética e gostosa de ouvir, gostosa de dançar. Música que não se ouvia nas areias do Perequê, tão acostumadas que estavam na maior parte do tempo, à apresentação de shows popularescos, muitos deles pagos a soldo milionário.

Os músicos do Vento vinham de regiões esquecidas do Brasil; porém, locais férteis na produção de uma cultura com poder de revolucionar o pensamento acomodado. Não eram ricos, não frequentavam as colunas sociais, não cantavam no Faustão, não almejavam exibir números estratosféricos de likes no Facebook. Mas encantavam uma legião de fãs com carisma no jeito de viver que deram um colorido todo especial àquelas noites de inverno dos festivais passados. Uma gente com muita personalidade no pensar e no sentir e que a externalizava na sua maneira de vestir, no seu desprendimento em dançar e cantar, no seu arrebatamento em ser feliz.

Assim, tão relevante quanto a programação do festival era, sem dúvida, o seu público. A gente poderia muito aprender com ele e afortunada é a cidade que tem a satisfação de recebê-lo.
Por isso, foi uma pena a Ilha perder o Vento. Sorte de São Sebastião. Pois a desértica Praça de Eventos se aqueceu e se coloriu com a sua presença, conforme mostram as fotos da coluna desta semana.

P.S.: Na coluna passada desaconselhei a participação no concurso fotográfico "O beijo" promovido pelo Shopping Serramar. A exposição, fazendo jus ao regulamento, está uma verdadeira lástima. Impressões de péssima qualidade coladas umas às costas das outras numa montagem sem qualquer proteção que, sofrendo com a ação do tempo e a exposição ao sol, acabaram se envergando, penduradas indigentemente em uma armação no figurino de "chiqueirinho". É um desrespeito com as fotos dos que tiveram a coragem de participar. Por causa dessa apresentação amadora, malfeita, não dava gosto ver e assim todo mundo passava reto, sem perceber que havia naquele canto escondido, uma exposição de fotografia.


Por Márcio Pannunzio





















*Os direitos autorais das fotos da coluna Foto em Foco pertencem a Márcio Pannunzio. Desrespeitar o direito do autor é crime. Havendo interesse em usar qualquer fotografia da coluna para fins jornalísticos, institucionais, didáticos ou publicitários, entre em contato para negociar o devido licenciamento de uso de imagem: marciopann@gmail.com


  Conheça mais trabalhos de Márcio Pannunzio pelos sites: www.marciopan.art.br, www.marciopan.com, www.ilhabelaemfoco.com e www.retratararte.com. E aqui no Foto em Foco, toda semana uma diferente série fotográfica.
Compartilhe no Google+
    Comente com o Blogger
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário