Escolas de Caraguá recebem ação de combate a obesidade infantil

Para evitar o aumento da obesidade infantil em Caraguatatuba, a Secretaria de Educação elaborou um projeto para conscientização, com diversas ações voltadas aos alunos das escolas municipais de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIs e EMEFs) da cidade.

O primeiro levantamento entre as crianças aponta que 29,2% dos alunos estão acima do peso, o que representa 412 crianças de um total de 1.413 alunos avaliados. Até o final de junho a pesquisa deve ser finalizada nas demais unidades escolares e, a partir de agosto serão realizadas ações interdisciplinares envolvendo as Secretarias de Educação, Saúde e Esportes, com os estudantes acima do peso.

De acordo com pesquisa do IBGE, uma em cada três crianças brasileiras entre cinco e nove anos está acima do peso, o que representa 33% dessa população e, 15% desse grupo são obesas. Sendo que na faixa etária entre 10 e 19 anos, o índice de obesidade chega a 20%.

Para facilitar a identificação deste público, será instalado um Centro de Medidas Corporais e de Avaliação Física (Cemcaf) no Ciase do Sumaré. O sistema é o primeiro do Litoral Norte e oferecerá um programa de avaliações específicas da composição corporal, bem como orientações e acompanhamento psicológico, nutricional e de atividades corporais.

Também está em fase de elaboração pelo setor de Informática Educativa, o site Boa Medida, que disponibilizará as informações colhidas de cada aluno e por escola, que será acessado por médicos, psicólogos, nutricionistas e professores para acompanhamento e ampliação da rede de proteção às crianças e adolescentes no combate ao sedentarismo e a obesidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *