Ilhabela realiza simulação de acidente de trânsito e resgate de vítimas

“Maio Amarelo” promove atividades voltadas à conscientização do cidadão no trânsito 

Maio é o mês de conscientização no trânsito (Foto: Divulgação)
Maio é considerado o mês de conscientização no trânsito, com isso, a divisão de Trânsito da Prefeitura de Ilhabela decidiu realizar uma simulação de acidente de trânsito. O simulado está previsto para acontecer na próxima terça-feira, 30, às 17h, na rotatória em frente ao Mercado do Baepi, no Perequê.

Com o objetivo de conscientizar a população dos perigos que uma ação perigosa no trânsito pode resultar, as entidades promoverão, em tempo real, a ocorrência do acidente (proposital), o chamado do resgate e a remoção das vítimas.

A decisão foi tomada após uma reunião na manhã desta quarta-feira, 24, com representantes do Corpo de Bombeiros, da divisão de Trânsito da Prefeitura de Ilhabela e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para os acertos finais da simulação de acidente de trânsito que os órgãos promoverão, em parceria com a Polícia Militar (PM), como encerramento da Campanha de Conscientização no Trânsito Maio Amarelo.

Para o diretor da Divisão de Trânsito, Leonardo de Pinho, o simulado vai oferecer, na prática, visibilidade da gravidade que pequenas distrações podem causar. “Esperamos que, ao ver todas as complicações causadas por razões mínimas enquanto dirige ou pilota, os motoristas tenham mais consciência. Essa ação vai encerrar as atividades promovidas pela Prefeitura (que contam com o auxílio da nossa divisão), no decorrer deste mês em que trabalhamos a conscientização para redução de acidentes de trânsito na cidade com a realização de palestra, panfletagem, divulgação da campanha e, no próximo final de semana, o passeio ciclístico”, ressalta Pinho.

Já o enfermeiro coordenador do SAMU, Carlos Eduardo Pestana, destaca ainda que o simulado, além de conscientizar, capacitará os profissionais para eventuais necessidades do dia a dia. “Vamos treinar também as técnicas de extração de vítimas das ferragens e a interação das entidades que fazem o resgate”, completa o enfermeiro.

André Luna Smidi, comandante do Posto de Bombeiros de São Sebastião e Base de Ilhabela, enfatiza que a finalidade do simulado é prevenir os acidentes, educando aqueles que precisam se locomover todos os dias pelas ruas e vias.

Maio Amarelo



Na carona no sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, os quais respectivamente tratam dos temas câncer de mama e próstata, o “Maio Amarelo” promove atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito. Em 2016, terceiro ano de movimento, 26 países aderiram à mobilização.
Compartilhe no Google+
    Comente com o Blogger
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário