FOTO EM FOCO: Campeões do XTerra


Os jornais locais estão trombeteando a vitória de três participantes de Ilhabela na competição Xterra Brazil; vão agora concorrer no Havaí em uma etapa superior da competição.

A Foto em Foco, todavia, não pretende celebrar essa vitória, mas, sim, outra: a dos anônimos e, mais do que anônimos, a dos outsiders vencedores. E quais seriam eles? As poderosas e caríssimas lentes dos fotógrafos que fizeram a cobertura contratados pelo evento não focaram neles, infelizmente. Uma rápida olhada no site da prova mostrava fotos bem transadas de uma gente atlética e jovem mas, deles, nenhuma.

As modestas lentes da Foto em Foco, modestas por serem todas velhas e baratas quando comparadas às modernas, fabricadas nas décadas de ouro da fotografia pouco lembradas onde não se usava qualquer eletrônica e o foco tinha de ser feito na mão firme e no olho atento, todas elas pacientemente compradas em leilões madrugada adentro no Ebay ou no Mercado Livre, miraram também em corpos jovens esguios e musculosos. Entretanto, a pauta final privilegiou um registro diferente daquele mencionado e oficial: foram os corpos velhos, os fora de forma, os gordos, os flácidos, os pelancudos, os repletos de estrias que capturaram a atenção dessas magistrais objetivas antológicas.

Nas fotos desta coluna eles se exibem. E é muito bonito que o façam, destemidamente, sem se envergonharem, sem darem bola para olhares recriminatórios, sem fazerem caso de comentários maldosos ao pé do ouvido entre os espectadores da corrida.

É incontestável que somos o tempo inteiro adestrados pelo sistema moedor de cérebros e afetividade a idolatrar a juventude sadia loira branca sorridente europeia e, chega de adjetivos ... Mas o fato imperativo é que o sol nasce para todos e todos merecem ter o seu lugar ao sol. A celebração mais bela e a mais justa é a da aceitação das diferenças. É preciso muita coragem para afrontar os padrões arbitrariamente impostos de beleza, de saúde, de força. E não resta dúvida, esses competidores e competidoras flagrados pela foto em foco, seguramente, a têm de sobra.


É verdade que não chegaram ao pódio. Contudo, só por terem competido na mesma arena onde outros mais bem treinados se sagraram vencedores, já os torna campeões. Poucos atletas profissionais teriam a coragem que tem essas pessoas que as câmaras dos fotógrafos contratados se recusaram a fotografar. Parabéns para elas. É a sua vitória sobre o preconceito, sobre a estupidez, sobre a falta de respeito enfim, que a coluna desta semana orgulhosamente comemora.

Por Márcio Pannunzio



















*Os direitos autorais das fotos da coluna Foto em Foco pertencem a Márcio Pannunzio. Desrespeitar o direito do autor é crime. Havendo interesse em usar qualquer fotografia da coluna para fins jornalísticos, institucionais, didáticos ou publicitários, entre em contato para negociar o devido licenciamento de uso de imagem: marciopann@gmail.com


  Conheça mais trabalhos de Márcio Pannunzio pelos sites: www.marciopan.art.br, www.marciopan.com, www.ilhabelaemfoco.com e www.retratararte.com. E aqui no Foto em Foco, toda semana uma diferente série fotográfica.
Compartilhe no Google+
    Comente com o Blogger
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário