FOTO EM FOCO: Corrida de Canoa Caiçara "Seu Américo"


Corrida de Canoa Caiçara "Seu Américo" é publicada quase no mesmo momento em que acontece o Xterra Brazil, etapa Ilhabela. O Xterra é um evento esportivo de envergadura mundial e a sua presença em Ilhabela, enche o mar e as ruas da cidade de participantes.

Já a corrida de canoa caiçara "Seu Américo" reuniu não mais do que dez embarcações, correndo entre a praia do Perequê e a Praia de Santa Teresa. O Xterra tem o aporte de patrocinadores muito ricos e influentes, além de cobrar de quem participa, inscrições que podem passar de R$ 200,00. Recentemente houve uma outra competição marítima na ilha - a Aloha Spirit - também objeto da coluna foto em foco. A diferença é que o número de barcos era bem maior e o número de participantes, então, ultrapassava com folga os da "Seu Américo". Patrocinadores, havia de alto calibre e as canoas, bom, as canoas, envergando materiais e tecnologia de ponta, nem poderiam ser assim chamadas - canoas - mas sim, em específica denominação em inglês.

Em tudo, tudo diferentes das toscas, tão simples e modestas canoas caiçaras. Cascas de madeira que navegam na flor d'água, onde o equilíbrio é difícil e precário. Não obstante, são velozes quando manobradas com destreza por hábeis caiçaras. Patrocinadores para essa corrida: não se contava firma alguma que se pretenda vistosa.

Apesar de tão poucos competidores em um acontecimento localizado e pequeno, sem retaguarda financeira e publicitária de valor, deu gosto acompanhá-lo.

A chegada, na Praia de Santa Teresa, tinha bastante a nos dizer sobre o futuro da ilha. As canoas iam chegando, uma a uma após percorrerem um labirinto informalmente construído por lanchas e veleiros majestosos, apoitados frente à praia. A diferença de escala entre as embarcações caiçaras e as opulentas embarcações de recreio era de uma enormidade abissal.


Por Márcio Pannunzio












*Os direitos autorais das fotos da coluna Foto em Foco pertencem a Márcio Pannunzio. Desrespeitar o direito do autor é crime. Havendo interesse em usar qualquer fotografia da coluna para fins jornalísticos, institucionais, didáticos ou publicitários, entre em contato para negociar o devido licenciamento de uso de imagem: marciopann@gmail.com


  Conheça mais trabalhos de Márcio Pannunzio pelos sites: www.marciopan.art.br, www.marciopan.com, www.ilhabelaemfoco.com e www.retratararte.com. E aqui no Foto em Foco, toda semana uma diferente série fotográfica.
Compartilhe no Google+
    Comente com o Blogger
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário