Caraguá recebe reforço de 125 profissionais de saúde para atendimento à população

Secretaria de Saúde contratou 7 médicos, 7 enfermeiros, 14 auxiliares e 7 agentes administrativos e deve abrir vagas, ainda, para 80 Agentes Comunitários de Saúde
Serão sete médicos contratados em diversos bairros (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Caraguatatuba vai ampliar suas equipes do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF), responsável pelo atendimento da comunidade nos bairros da cidade. O projeto visa a contratação de sete médicos, sete enfermeiros, 14 auxiliares de enfermagem e sete agentes administrativos. Além disso, deve ser publicado, nos próximos dias, o edital para contratação, via processo seletivo, de 80 Agentes Comunitários de Saúde.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) que receberão os profissionais são: Perequê-Mirim, Porto Novo, Tinga, Jaraguazinho e Centro.  Além disso, as equipes do Perequê-Mirim e do Morro do Algodão serão complementadas. Cada equipe do ESF é composta por um médico, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem e um agente administrativo.

Outra medida adotada pelo prefeito Aguilar Junior para melhorar o atendimento à população é a reorganização da Rede Básica. Enfermeiros gerentes e agentes administrativos, concursados da Prefeitura, atuarão dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). No início do ano, as unidades contavam apenas com funcionários da empresa terceirizada.

Novo sistema

O sistema E-SUS, programa que alimenta os dados dos pacientes do município, já começou a ser implantado nas UBS. De acordo com o secretário de Saúde, Amauri Toledo, os dados dos pacientes ficavam armazenados apenas na secretaria e muitas vezes não eram atualizados, ocasionando perdas de verbas do Ministério da Saúde.

“Nossa proposta é que tudo isso seja feito na UBS, que já tem o contato direto com o paciente. Todo esse trabalho será feito pelo Agente Comunitário de Saúde, que vai para a rua com um tablet e preenche os dados”, destacou Toledo.

Compartilhe no Google+
    Comente com o Blogger
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário