Litoral Norte inicia campanha de vacinação contra gripe nesta segunda (17)

A meta este ano é a de imunizar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários em São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba 
A campanha segue até o dia 26 de maio na região (Foto: Divulgação)

As cidades de São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba iniciam na próxima segunda-feira (17) a campanha de vacinação contra a gripe, até o dia 26 de maio. 

A iniciativa é uma parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI). O serviço acontece das 8h às 16h30, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), de acordo com o cronograma de cada município, sendo 13 de maio o “Dia D de Mobilização Nacional”. A meta este ano é a de imunizar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários no Litoral Norte.  

As vacinas, que estão sendo disponibilizadas por etapas, começam a ser aplicadas em profissionais de saúde dos serviços públicos e privados e em pessoas com 60 anos ou mais. Depois é a vez das gestantes, puérperas, crianças e indígenas, seguida dos professores.

A vacinação será oferecida gratuitamente para os grupos prioritários até o final da campanha. É importante levar a carteirinha de vacinação e documento de identificação, além de comprovar que a pessoa faz parte do grupo de risco. 

De acordo com a Secretaria de Saúde de São Sebastião, este ano a vacinação de crianças incluirá os menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), além grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (apresentar receita ou relatório médico), população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

Quando houver indicação, também poderão ser administradas aos idosos as vacinas: dupla adulto (contra a difteria e o tétano) e a pneumo 23 (contra o pneumococo). Lembrando que a vacina contra a influenza pode ser administrada, simultaneamente, com outras vacinas ou medicamentos.

Vacina

A vacina trivalente segue protegendo contra os vírus H1N1, H3N3 e Influenza B. O Ministério da Saúde informa que a vacina contra Influenza é contraindicada a pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores; com alergia aos componentes da vacina ou com alergia comprovada grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Gripe A

Mesmo com a vacina, a Secretaria de Saúde de Caraguatatuba alerta que os cuidados contra a proliferação do vírus H1N1 devem ser mantidos. Como, por exemplo, lavar sempre as mãos com água e sabão ou com álcool; evitar levar as mãos aos olhos, ao nariz e à boca; cobrir a boca quando for tossir ou espirrar e sempre ter em mãos um frasco de álcool gel para higienização.

Os principais sintomas da Gripe A são febre alta, tosse, dor muscular, dor de cabeça, dor de garganta, coriza e irritação nos olhos e nos ouvidos. Para o tratamento é necessário muito repouso, beber líquido, evitar álcool e cigarro.

Compartilhe no Google+
    Comente com o Blogger
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário