FOTO EM FOCO: Retorno ao passado


Visitar o Bairro de São Francisco, em São Sebastião, na parte voltada ao mar, não é só deslocar-se geograficamente, mas também, temporalmente. É outro o mundo que vislumbramos, caminhando na rua principal, na orla. É o outro o tempo que vivenciamos. Parece não haver urgência de mexer no Smartphone e acelerar o passo rumo a um compromisso inadiável. A praça é ampla e seus bancos nos convidam a sentar e a sentir na pele a suave brisa marinha. Há barcos de pesca ancorados às dezenas, flutuando em águas calmas. O ponto de atração é a Igreja, majestosa, barroca. Mesmo com as suas paredes desgastadas pela luz, pela chuva e pela maresia, ofusca a vista com sua imponência e beleza.

E tão belas são as casas em sua absurda simplicidade! Elas não têm muros encimados por arame farpado, não têm cercas elétricas, não têm câmeras nos filmando. As salas e os quartos se abrem generosos para a rua; estão, literalmente, na rua, partilhado a sua intimidade com ela. Para quem hoje, como a maioria de nós, acostumou-se a viver apartado da cidade, sentindo-a como um ambiente hostil, isso é bizarro. 

Mas é o retrato de uma época em que as pessoas, embora não levassem o mundo à palma da mão na tela do Smartphone, tinham tempo, disposição e prazer para olharem ao redor sem ansiedade e para conversarem sem pressa com seus vizinhos, seus amigos, seus familiares. Tecendo, com esmero, conversa fiada. Sem se envenenarem com informação fútil e preconceituosa, como a que ora viceja nas redes sociais onipresentes. Sem olvidarem seus escrúpulos pela graça fugidia do sucesso mundano de conquistarem muitos likes no Facebook, de exibirem a roupa da moda, o carro do ano ou a casa da revista.

É um mundo tão diferente que, diferentes são as fotos da coluna. Elas parecem terem sido resgatadas de um álbum muito antigo e por isso exibem as marcas dos anos na sua química. Estão desbotadas, estão sujas. Mas essa fealdade não obscurece o encanto daquilo que mostram e que, infelizmente, nós e nossas cidades perdemos.


Por Márcio Pannunzio



















*Os direitos autorais das fotos da coluna Foto em Foco pertencem a Márcio Pannunzio. Desrespeitar o direito do autor é crime. Havendo interesse em usar qualquer fotografia da coluna para fins jornalísticos, institucionais, didáticos ou publicitários, entre em contato para negociar o devido licenciamento de uso de imagem: marciopann@gmail.com


  Conheça mais trabalhos de Márcio Pannunzio pelos sites: www.marciopan.art.br, www.marciopan.com, www.ilhabelaemfoco.com e www.retratararte.com. E aqui no Foto em Foco, toda semana uma diferente série fotográfica.

Compartilhe no Google+
    Comente com o Blogger
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário