Bombeiros alertam sobre ressaca e riscos de afogamentos no feriado

O Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) emitiu um comunicado para a população sobre o perigo de ressacas no mar, a partir deste sábado (29). O alerta indica alterações oceanográficas e meteorológicas significativas que intensificarão os riscos para a navegação e afogamentos para os banhistas no Litoral Paulista.

Segundo os Bombeiros, as ondas deverão chegar ao pico de três metros de altura no sábado, ficando entre 1 e 1,5 metro nos demais dias, com intervalos entre 12 e 20 segundos. Apesar do da situação do mar, não há previsão de chuva para este feriado.

Na sexta-feira (28) também deve haver intensificação da força das correnteza, responsável por mais de 80% dos afogamentos em praias de todo o mundo.

A GBMar informa que haverá aumento das equipes de monitoramento nas praias, mas os banhistas devem zelar por sua segurança e evitar correr riscos.

Balsa

De acordo com a Dersa, não existe até o presente momento qualquer movimento de paralisação de suas operações nas travessias litorâneas do Estado de São Paulo. A companhia ressalta que a expectativa é de que, na sexta-feira, as balsas estarão em pleno funcionamento, com as frotas de embarcações completas.

Caso haja bloqueios em rodovias, algumas travessias poderão receber aumento significativo de demanda e, consequentemente, o tempo de embarque poderá sofrer alterações. Diante disso, a Dersa sugere aos usuários que acompanhem os canais de informação e programem a viagem para evitar transtornos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *